Início / Agricultura / António Costa anuncia no COP27: Portugal organiza Conferencia Internacional sobre Incêndios Florestais

António Costa anuncia no COP27: Portugal organiza Conferencia Internacional sobre Incêndios Florestais

O primeiro-ministro António Costa anunciou que Portugal vai organizar a Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais e mais um fórum de investimento em economia azul sustentável em 2023, na conferência do clima das Nações Unidas (COP27), em Sharm-el-Sheik, Egipto.

Os incêndios rurais são “uma realidade nem sempre abordada neste fórum [conferência sobre o clima], mas da maior importância para a redução de emissões e para a capacidade de a floresta desempenhar o seu papel de sequestro de carbono”. “Estima-se que 6% das emissões mundiais de CO2 resultem de incêndios provocados por causas humanas e em anos mais extremos este valor pode chegar a representar 20%”, referiu António Costa.

Refira-se que Portugal foi o país europeu que registou em 2022 a terceira maior área de floresta ardida. Este ano já arderam, segundo os dados do ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, mais de 110 mil hectares de espaços rurais, sendo destes 10% em explorações agrícolas. Estes são os indicadores gerais de incêndios rurais para o ano corrente, obtidos com base no Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF).

No entanto, o primeiro-ministro português afirmou na COP27 que “melhorias significativas nas políticas e nos processos de prevenção e extinção de incêndios são, assim, um importante contributo para a redução de emissões e a defesa das florestas. É nesse quadro que, em 2023, organizaremos, em Portugal, a 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais”, com o objectivo de “construir um referencial do risco de incêndio e o modelo de governança” do combate a estes fogos.

António Costa disse ainda que “a gestão sustentável dos oceanos é também central para a nossa resiliência às alterações climáticas. Destaco, neste âmbito, o Fórum de Investimento em Economia Azul Sustentável, no qual foram assumidos compromissos no valor de 10 mil milhões de euros. Dado o sucesso desta iniciativa, iremos realizar em 2023 a segunda edição deste fórum”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.