Início / Agenda / CNA participa na 8ª Conferência da Via Campesina com centenas de organizações camponesas de todo o Mundo

CNA participa na 8ª Conferência da Via Campesina com centenas de organizações camponesas de todo o Mundo

A CNA — Confederação Nacional da Agricultura vai participar na 8ª Conferência Internacional da La Via Campesina (LVC) que se realiza em Bogotá, Colômbia, de 1 a 8 de Dezembro de 2023, sob o lema “Perante as crises globais, construímos Soberania Alimentar para assegurar um futuro para a Humanidade”.

Durante uma semana, “500 delegados de 10 regiões do Mundo vão discutir e analisar como um todo as diversas questões que afectam os camponeses, as zonas rurais e a alimentação dos povos”, refere uma nota de imprensa da CNA.

A CNA estará representada na 8ª Conferência Internacional da Via Campesina por Alfredo Campos e Vítor Rodrigues.

“Como alcançar melhores políticas públicas que apoiem a Soberania Alimentar, garantam rendimentos dignos e o direito à terra, à água e outros recursos? Como implementar a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e outras Pessoas que Trabalham nas Zonas Rurais? Como responder aos problemas climáticos? Como apoiar os trabalhadores agrícolas e migrantes? Como lutar pela saída da Agricultura da Organização Mundial do Comércio e travar os acordos de “livre” comércio? Como enfrentar os conflitos armados que sacrificam as populações rurais e construir a paz? Estas são algumas das múltiplas questões sobre as quais os delegados vão debater colectivamente durante estes dias”, acrescenta a mesma nota.

As conferências internacionais da LVC, realizadas a cada quatro anos, são o órgão máximo da organização e constituem momentos únicos onde as organizações-membro se reúnem para celebrar a sua unidade, para debater os grandes temas que afectam os camponeses em todo o mundo e para definir prioridades de acção e objectivos estratégicos da LVC para os anos seguintes.

A LVC é um movimento internacional em crescimento que representa cerca de 200 milhões de pequenos e médios agricultores, camponeses sem terra, povos indígenas, migrantes e trabalhadores agrícolas de todo o Mundo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eurodeputados portugueses e espanhóis juntos na defesa do regadio em Bruxelas

Partilhar              Eurodeputados portugueses e espanhóis, reunidos no 3º Congresso Ibérico do Milho, concordaram que “o regadio …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.