O Clube de Produtores Continente (CPC) da Madeira realiza, no próximo dia 6 de Novembro, às 14h30, o VI Encontro Anual, na Quinta do Furão, em Santana. O evento contará com a presença da secretária Regional da Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, e dos produtores regionais.
Com o tema “O futuro já começou…”, o encontro apresentará os resultados de 2024, incluindo o volume de compras da MC aos produtores hortofrutícolas da Madeira, que totalizou mais de 275 toneladas acumuladas até Setembro, representando um crescimento de 41% em comparação com o mesmo período do ano passado, revela uma nota de imprensa do Continente.
Durante a sessão, serão também reveladas as principais linhas estratégicas do Clube de Produtores Continente para 2025. A agricultura será debatida numa perspectiva tanto regional quanto global, promovendo uma reflexão conjunta com os convidados presentes, acrescenta a mesma nota.
Em 2024, o técnico do CPC realizou mais de 480 visitas ao campo, somando mais de 900 horas de acompanhamento directo no terreno e percorrendo cerca de 26 mil quilómetros na Região Autónoma da Madeira, “um apoio fundamental para garantir a qualidade e competitividade da produção regional”.
Além disso, a Academia CPC, cuja primeira edição decorreu em 2024 na Madeira, já formou 15 profissionais, contando com 5 formadores e 40 horas de formação, realça a mesma nota. Este programa de capacitação visa fortalecer a competitividade e a sustentabilidade dos produtores, tendo contado com a participação de 9 produtores de hortícolas da região e 5 técnicos da Secretaria Regional da Madeira.
A marca Continente está presente na Madeira desde 1996 e promove, actualmente, 1.100 empregos com o apoio de 51 produtores locais de produtos frescos que abastecem as 16 lojas Continente Modelo. Em 2023, o Continente comprou mais de 3.500 toneladas de produtos frescos na Região Autónoma da Madeira. Também nesta região, o Continente apoia diariamente 41 instituições sociais.
Agricultura e Mar