Início / Agricultura / Certificados primeiros nutricionistas de plantas em Portugal após 18 meses de formação em fertilização e inovação agrícola

Certificados primeiros nutricionistas de plantas em Portugal após 18 meses de formação em fertilização e inovação agrícola

A Timac Agro, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Agro.Ges e a PH+ Desenvolvimento de Potencial Humano, promoveu o primeiro curso de “Capacitação em Nutrição Vegetal” que acaba de certificar os primeiros nutricionistas de plantas em Portugal. Foram 150 horas de formação, com duração de 18 meses, em fertilização e inovação agrícola. Uma formação com certificação da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Concluído em Dezembro de 2023, o curso integrou 100 participantes durante 150 horas de formação ao longo de 18 meses, com conteúdos programáticos que incidiram em temas como os solos, a fertilização de plantas e a inovação em agricultura, contando com a participação de docentes de instituições de Ensino Superior de reconhecido prestígio, para além de vários ex-ministros da Agricultura — como Maria do Céu Antunes, Assunção Cristas e Fernando Gomes da Silva —, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e João Coimbra, produtor agrícola de referência, a par de diversas empresas ligadas à inovação no sector agrícola, refere uma nota de imprensa da Timac Agro.

Nas sessões, que decorreram no Instituto Superior de Agronomia, na Universidade de Évora, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), participaram técnicos de campo da Timac Agro com o objectivo de “aumentar as competências da equipa junto dos mais de 20 mil agricultores que são visitados anualmente, com o compromisso de assegurar à agricultura moderna a sustentabilidade económica e ambiental, num cenário desafiante”, adianta a mesma nota.

Entrega de diplomas a 7 de Maio em França

A entrega de diplomas está agendada para 7 de Maio no Centro Mundial de Inovação Roullier (CMI), em Saint Malo, França, numa sessão que conta com a presença do presidente executivo do Grupo Roullier, do director geral da Timac Agro Internacional e do presidente da Vitas Portugal, filial local do Grupo Roullier.

O CMI é um “poderoso acelerador de crescimento no campo da Nutrição Vegetal e Animal, onde mais de uma centena de investigadores exploram todos os ângulos de pesquisa possíveis, desenvolvendo as especificidades de origem marinha e vegetal que têm diferenciado o Groupe Roullier desde 1959”, acrescenta a mesma nota. Conta actualmente com 194 parcerias de investigação com Universidades e Instituições de referência e 213 famílias de patentes, certificações e prémios.

A Timac Agro Portugal, uma marca da Vitas Portugal – Groupe Roullier, celebra 30 anos de presença no mercado português em 2024, durante os quais tem detectado um “crescente fosso entre a criação de conhecimento e a sua transmissão junto dos agricultores nacionais. Com este projecto a Timac Agro Portugal cumpre o objectivo de dotar o sector de maiores competências técnicas para enfrentar os desafios da agricultura do futuro”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CEBAL debate uso de corantes naturais com base em plantas na indústria têxtil

Partilhar              O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo assinala o Dia Internacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.