Início / Agricultura / Arruda a Compostar: novo projecto de compostagem doméstica apresentado a 15 de Maio

Arruda a Compostar: novo projecto de compostagem doméstica apresentado a 15 de Maio

“Arruda a Compostar” é o projecto de compostagem doméstica da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, em parceria com a Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste. Destina-se a cidadãos residentes no concelho em habitações que disponham de quintal, horta, pomar ou jardim.

A apresentação do projecto terá lugar no dia 15 de Maio, pelas 15 horas, na Start-Up Cultural de Arruda (antiga escola da Quinta da Serra).

Através desta iniciativa serão distribuídos compostores domésticos, de forma gratuita, acompanhados de formação específica sobre o tema.

Os interessados em aderir deverão formalizar uma pré-inscrição no programa através do envio de email para ambiente@cm-arruda.pt, indicando nome, morada e contacto telefónico.

O que é a compostagem?

A compostagem consiste num processo biológico em que pela acção dos  microrganismos existentes no solo, ocorre a transformação da matéria orgânica num material a que chamamos vulgarmente  composto. No final deste processo o composto obtido pode ser utilizado como adubo, melhorando a estrutura do solo.

De uma forma muito sucinta pode-se entender a compostagem caseira como um processo de valorização da matéria orgânica onde se obtêm um fertilizante “caseiro” que podemos usar nas suas plantas para aumentar o seu nível nutricional. O composto produzido tem uma cor castanha e um cheiro inconfundível, assemelhando-se ao tipo de solo que encontramos na floresta.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 29 Abril a 5 Maio 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Prosseguiu a campanha de comercialização …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.