Início / Featured / Lídia Bulcão salienta importância dos portos e do shipping na economia global

Lídia Bulcão salienta importância dos portos e do shipping na economia global

A secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, salienta a importância dos portos e do shipping na economia global e os desafios que a indústria enfrenta, destacando que “estes são tempos de mudança e desafios à escala global: na digitalização e na luta contra as alterações climáticas, entre muitas outras. Também nesta área, os portos e o transporte marítimo são estruturas que desempenham um importante papel na economia global”.

A governante falava na Gare Marítima de Alcântara, na abertura da Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como hosts os portos de Lisboa e Setúbal.

O encontro que é considerado como um dos mais representativos do sector marítimo, portuário e logístico a nível europeu, decorre até dia 10 de Maio nos dois portos, tendo como mote a descarbonização do sector e dos transportes marítimos e como grande objectivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística.

Lídia Bulcão adiantou que “para esta transformação, o papel da inovação é fundamental, promovendo uma economia resiliente, mais competitiva, de maior valor e, acima de tudo, mais verde. A transição energética europeia e global para o transporte marítimo está na agenda e, no centro do debate desta semana, estará a descarbonização do transporte marítimo, e o caminho a seguir que este desafio enfrenta pelos seus diferentes intervenientes, sejam eles os governos nacionais, portos, terminais ou a comunidade marítima”.

Ao longo desta semana, a PSW 2024 junta armadores, fornecedores de energia, gestores e representantes nacionais e internacionais de todas as áreas ligadas ao sector marítimo, para apresentarem projectos, estabelecerem relações comerciais e trocar sinergias.

Eficiência energética

Por sua vez, no mesmo sentido, Isabel Moura Ramos, vogal do conselho de administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, abordou os desafios que os dois portos enfrentam, como as alterações climáticas, eficiência energética, energias renováveis, economia circular, inteligência artificial e relações porto-cidade.

Isabel Moura Ramos

“São expressões que passaram a fazer parte do léxico portuário, reflectindo as novas realidades do sector. Comprometidos com os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas e os 10 Princípios do Pacto Global da ONU, os Portos de Lisboa e Setúbal estão activamente empenhados na transição energética com vista a um futuro mais sustentável. Queremos tornar-nos num ecossistema portuário mais verde, mais inteligente e mais resiliente, baseado na inovação e ancorado num grande centro internacional da economia azul em Portugal”, disse Isabel Moura Ramos.

A Flagship Conference contou ainda com a participação de diversos oradores, entre os quais Pedro Ponte, director de Engenharia, Infra-estruturas e Ambiente da APSS, que apresentou a Estratégia Offshore do Porto de Setúbal, e Nuno Santos, CEO dos Estaleiros Navais da Lisnave, que fez uma intervenção sobre o futuro da Lisnave de Setúbal nos segmentos Offshore renewables, Shipyard and Ship building.

Isabel Moura Ramos apresentou, ainda, os principais projectos de investimento de transição energética e digital dos Portos de Lisboa e Setúbal.

A Portugal Shipping Week 2024 encerra na próxima sexta-feira com uma visita ao Porto de Setúbal, que inclui a passagem pelos Estaleiros Navais da Lisnave, Etermar e uma visita aos Terminais Portuários da TerSado, SadoPort e RO-RO.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Armadilhas do Município de Montalegre já capturaram 14.801 vespas asiáticas em 2024

Partilhar              A Câmara Municipal de Montalegre tem em curso, desde inícios de Março, a nova campanha …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.