Início / Agricultura / AJAP na Fruit Attraction apela à valorização da produção nacional

AJAP na Fruit Attraction apela à valorização da produção nacional

O director-geral da AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro, o director da Associação, André Freitas, e Filipe Sampaio Rodrigues, presidente do conselho consultivo, marcam presença na 15ª edição da Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, onde testemunham a vitalidade do sector nacional das frutas e legumes.

No âmbito do certame, que conta com dezenas de empresas portuguesas ligadas ao sector das frutas e legumes, Firmino Cordeiro, realça a importância da valorização dos agricultores e da produção nacional.

“É fundamental recordar que os custos dos factores de produção continuam a ser elevadíssimos. Os consumidores estão a pagar mais caro os produtos, mas os agricultores continuam a não ver esses custos reflectidos”, lamenta Firmino Cordeiro.

Para o dirigente da AJAP é “essencial continuar a valorizar a qualidade dos produtos portugueses, potenciar um circuito de vendas mais organizado, sem nunca esquecer as certificações, que atestam dentro e fora do País, a elevada qualidade e segurança dos alimentos”.

Firmino Cordeiro sublinha ainda a “enorme relevância estratégica do sector agroalimentar para a economia nacional”. Sector este que “tem e deve continuar a ser apoiado com investimento em toda a cadeia de valor, com mais conhecimento, inovação e apoios à comercialização, área a que o Governo deve dedicar especial atenção”.

O palco das grandes feiras internacionais, como é o caso da Fruit Attraction e outras, “tem, pois, de continuar a ser um dos motores de promoção do sector agrícola português”. Por esta razão, o director-geral da AJAP apela ao Governo que “não esqueça essa sensibilidade e continue a apoiar, de forma incondicional e robusta, as empresas e organizações portuguesas nos caminhos da internacionalização e da exportação”.

A AJAP recorda em nota de imprensa que, em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores atingiram o valor recorde de mais de 2040 milhões de euros.

A Fruit Attraction é uma das grandes feiras internacionais do sector. Teve início a 3 de Outubro e termina esta quinta-feira, 5 de Outubro, em Madrid.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Navigator vence Prémio Cinco Estrelas pelo 3º ano consecutivo

Partilhar              A The Navigator Company conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio “Cinco Estrelas 2024”. O …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.