Início / Agricultura / Agrolife. Smurfit Kappa apresenta na Fruit Attraction tratamento para embalagens que prolonga vida da fruta e legumes

Agrolife. Smurfit Kappa apresenta na Fruit Attraction tratamento para embalagens que prolonga vida da fruta e legumes

Atrasar o efeito do etileno na fruta e legumes, aumentar a sua vida comercial depois de colhidas ou reduzir os custos de manipulação são alguns dos desafios que os produtores, distribuidores e retalhistas enfrentam actualmente. Desafios aos quais a Smurfit Kappa dá resposta na Fruit Attraction (Pavilhão 7, Stand 7C27), em Espanha, graças à sua última inovação para o sector agrícola: a Agrolife.

Um “tratamento revolucionário” desenvolvido em Espanha, na fábrica de Totana (Múrcia), que se pode aplicar nas embalagens agrícolas para absorver o etileno da fruta e legumes durante toda a cadeia de fornecimento, com o objectivo de atrasar a sua maturação, refere uma nota de imprensa da Smurfit Kappa.

“Desta forma, permite aos produtores colher o produto numa fase mais adequada de maturidade para melhorar a qualidade e alargar a sua vida útil, e aos retalhistas ampliar a data de caducidade, o que minimiza o desperdício no ponto de venda. Sem esquecer que, ao manter a homogeneidade do lote, melhora a aparência e a imagem para o consumidor final”, adianta a mesma nota.

Além disso, com a sua utilização, “não é necessário manipular a carga durante o embalamento, já que vem integrada na própria embalagem, evitando desta forma as bolsas de atmosfera modificada ou os sachets”.

Enrique Guillén, director regional da Zona Sudeste da Smurfit Kappa, assegura que “o etileno é uma hormona em forma de gás, produzida pela fruta e legumes, responsável pelo seu crescimento e maturação. Um fator natural que, no caso de produtos climatéricos e não climatéricos, mas muito sensíveis a este gás, reduz a sua qualidade e a vida comercial depois de colhidos. Isto representa um inconveniente para toda a cadeia de valor hortofrutícola, pelo que a Agrolife vai significar um antes e um depois no sector agrícola”.

A Agrolife foi lançada no mercado, aprovada por auditorias, como as realizadas pela Just Quality, que efectuou diversos ensaios para analisar o trajecto de vários produtos agrícolas, desde a origem até ao destino, para medir a funcionalidade. A Smurfit Kappa também validou esses dados nos reconhecidos laboratórios IRTA e Galab.

Da mesma forma, a AgroLife foi vencedora na categoria Save Food do Prémio Liderpack 2023.

Saiba mais sobre a Agrolife aqui.

Smurfit Kappa na Fruit Attraction

Para além da Agrolife, os visitantes do stand da Smurfit Kappa na Fruit Attraction podem conhecer in situ os seus inovadores TechniPaper, como o AquaStop, resistente à água e completamente reciclável, ou o Anti-humidade e o Termo-selante. Sem esquecer soluções como Goliath que, para além de ser 50% mais leve, melhora a eficiência de carga e o empilhamento; a gama Safe&Green para produtos agrícolas frescos, totalmente personalizáveis e sustentáveis; a exclusiva P84-11, com elevada resistência à compressão no empilhamento e optimização do espaço interior, ou a P84-12, com tampa e com um sistema de encerramento que assegura o conteúdo durante a manipulação e o transporte. Também se destaca o AgroPaper, a solução sustentável e biodegradável para o acolchoado agrícola, e BanaBag, que protege o cultivo de bananas.

Teo Pastor, director de marketing e vendas da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, afirma que “o nosso objectivo é ajudar o sector a aumentar vendas, reduzir custos ou mitigar riscos, desenvolvendo soluções inovadoras que melhorem a eficiência. Por isso, trabalhamos lado a lado com produtores, distribuidores e retalhistas, para lhes oferecer embalagens que ofereçam soluções às dificuldades reais com que se deparam as suas cadeias de fornecimento no dia-a-dia”.

Todas estas soluções pertencem à linha de produtos Better Planet Packaging da Smurfit Kappa, que oferece alternativas sustentáveis a outros materiais de utilização única ou menos sustentáveis. Por isso, são 100% recicláveis e biodegradáveis.

Um exemplo do “forte compromisso da empresa com o sector” é a inauguração, há alguns meses, da Smurfit Kappa Rabat, em Marrocos, a sua primeira fábrica de cartão canelado no continente africano. Uma instalação moderna, que também está presente no stand, para a qual investiu mais de 35 milhões de euros e que permitirá à empresa, como diz Mounir Naciri, director-geral da Smurfit Kappa Marrocos, “acompanhar os nossos clientes multinacionais, nacionais e locais de frutas e legumes numa região com um elevado potencial de crescimento, garantindo-lhes um fornecimento fiável de soluções de embalagem de qualidade, inovadoras e sustentáveis”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agrogaia promove visita a quintas de agricultura biológica. Participação gratuita com transporte assegurado

Partilhar              O projecto Agrogaia realiza a primeira visita a duas quintas biológicas — Quinta do Ameal …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.