Início / Agricultura / Agricultores de Castelo Branco pedem a Ana Abrunhosa rápida concretização do regadio a Sul da Gardunha

Agricultores de Castelo Branco pedem a Ana Abrunhosa rápida concretização do regadio a Sul da Gardunha

A ADACB  — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, foi recebida em audiência pela ministra da Coesão do Território, Ana Abrunhosa, em Lisboa, a 20 de Setembro. Na audiência, os agricultores alertaram para a excessiva burocracia no acesso aos apoios públicos e defenderam a rápida concretização do regadio a Sul da Gardunha.

A delegação da ADACB defendeu ainda a importância da agricultura no desenvolvimento da economia regional e da coesão do território e apresentou preocupações relativamente à situação que o sector atravessa em resultado das consequências da seca, do aumento dos preços dos factores de produção e defendeu uma maior celeridade nos apoios aos agricultores.

Defendeu ainda investimentos urgentes nos regadios da Cova da Beira e Idanha-A-Nova bem como a rápida concretização do regadio a Sul da Gardunha.

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco denunciou também “a excessiva burocracia no acesso aos apoios públicos e as enormes dificuldades dos pequenos e médios agricultores em aceder aos mesmos”.

“A senhora ministra reconheceu as dificuldades que o sector agrícola e florestal atravessa e a necessidades de apoios concretos. Valorizou ainda a importância do Movimento Associativo Agrícola na comunidade rural. Registou-se acordo quanto à necessidade de se tomarem medidas no sentido de valorizar e melhorar o Estatuto da Agricultura Familiar”, refere a Associação em nota de imprensa.

Os dirigentes da ADACB defenderam também a abolição das portagens nas ex-scuts e receberam o compromisso por parte da governante de uma “redução significativa do custo das portagens no Orçamento de 2023”.

Integraram a delegação da ADACB os dirigentes António Quelhas, Aníbal Cabral e Jorge Sequeira.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.