Início / Featured / Secretaria Regional de Mar e Pescas promove campanha Gamba-da-Madeira 2022

Secretaria Regional de Mar e Pescas promove campanha Gamba-da-Madeira 2022

A Secretaria Regional de Mar e Pescas promoveu a campanha Gamba-da-Madeira 2022. Esta campanha decorreu no âmbito do projecto comunitário Mariscomac, pretendendo promover o desenvolvimento de conhecimentos e transferência de tecnologias, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia.

Este é o único projecto Interreg MAC coordenado pela Região Autónoma da Madeira, nomeadamente pela Direcção Regional do Mar.

No âmbito do desenvolvimento comercial desta pescaria e consequente benefício da economia do mar, foi efectuada, entre 13 e 22 de Setembro a bordo da embarcação de pesca comercial Baía de Câmara de Lobos, uma campanha de investigação científica visando, entre outros, dar continuidade à avaliação do estado do stock da gamba-da-Madeira, já iniciada em campanhas de investigação anteriores, e transferir tecnologia e métodos de pesca a empresas ligadas ao sector, investidores e armadores interessados em explorar este recurso.

Segundo uma nota de imprensa do Executivo madeirense, para avaliação do estado do stock da gamba-da-Madeira foram sempre analisadas as mesmas estações de amostragem, incluindo a área ao largo das Desertas e entre Câmara de Lobos e o Cabo Girão.

Os dados recolhidos permitiram adquirir informação acerca da biologia e dinâmica populacional da espécie, avaliar as capturas por unidade de esforço, bem como efectuar uma análise comparativa com os resultados obtidos anteriormente.

Aproveitamento das cascas de camarão em estudo

Concomitantemente, permitirá realizar um estudo biotecnológico com as cascas de camarão, por forma a verificar a sua aplicabilidade e possibilidade de reaproveitamento, uma vez que normalmente são descartadas, existindo assim a possibilidade destes compostos serem utilizados em diversas áreas, tais como a indústria farmacêutica, acrescenta a mesma nota.

Por fim, esta campanha foi uma “boa oportunidade para verificar as condições de implementação dos sistemas remotos de observação na embarcação em que se realizou a campanha”, diz o Executivo madeirense, salientando que “a observação da pesca comercial é uma das obrigações impostas pela União Europeia, podendo ser efectuada através da utilização de sistemas de observação in loco ou remotos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Pombal aposta em rega inteligente e 5G da NOS para poupar até 30% de água

Partilhar              A Câmara Municipal de Pombal vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.