Início / Agricultura / Confirmada Gripe Aviária em exploração de detenção caseira de aves de capoeira em Viana do Castelo

Confirmada Gripe Aviária em exploração de detenção caseira de aves de capoeira em Viana do Castelo

A DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária informa que, a A 14 de Agosto, foi confirmado um foco de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP), numa exploração de detenção caseira de aves de capoeira, na freguesia de Chafé, concelho e distrito de Viana do Castelo.

Mas, “tratando-se de uma exploração pecuária de detenção caseira o estatuto sanitário do País mantém-se inalterado”, refere um comunicado de Imprensa da DGAV.

As medidas de controlo do foco implementadas pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, de acordo com a legislação em vigor, incluem a inspecção ao local onde a doença foi detectada e a eliminação dos animais afectados, assim como a inspecção e notificação das explorações que detêm aves, existentes nas zonas de protecção num raio de 3 km em redor do foco e, de vigilância, num raio de 10 km em redor do foco.

“Não existem evidências que a GAAP seja transmitida aos humanos através do consumo de alimentos, tais como carne ou ovos”, salienta o mesmo comunicado, acrescentando que “perante a evidência de circulação do vírus, devem ser reforçados os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o rigoroso controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves”.

O Edital n.º 25 da Gripe Aviária, determina as medidas de controlo de doença aplicadas nas zonas sujeitas a restrições sanitárias, que pode consultar aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.