O sector das frutas e legumes cresceu 20% em exportações em 2015, facturando 1.200 milhões de euros no mercado externo, disse em Mafra, o ministro da Agricultura.
“O sector das frutas e legumes foi o que mais cresceu e aumentou em 20 por cento as suas exportações”, afirmou Capoulas Santos à agência Lusa, segundo o site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal.
O governante falava ontem, 2 de Junho, à margem de um encontro da Confraria do Leite, no qual foi entronizado como confrade de honra. Devido sobretudo ao embargo russo, o sector tem vindo a pedir a abertura de mercados alternativos para onde possa escoar os produtos.
Capoulas Santos adiantou que, no último mês, foi concluído o processo de desbloqueio do mercado da Colômbia aos produtos portugueses e que a produção pode começar a exportar para esse país. O Governo tem em curso processos para desbloquear mais 23 mercados, entre os quais China, Japão e México, exemplificou o ministro.
A organização Portugual Fresh, que representa dezenas de produtores do sector das frutas e legumes, tem como objectivo chegar aos 2.000 milhões de exportações até 2020.
Agricultura e Mar Actual