Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / UE atribui 7,5 milhões de euros à economia do mar

UE atribui 7,5 milhões de euros à economia do mar

A União Europeia lançou três concursos dedicados à inovação na economia do mar, apoiados por fundos no valor de 7,5 milhões de euros.

A educação, investigação e inovação são os temas centrais dos convites à apresentação de propostas para o Fundo Marítimo e das Pescas Europeu, que quer apoiar o crescimento da economia do mar ou “economia azul” na Europa, de acordo com o comunicado da Comissão Europeia.

Com um orçamento de mais de 7,5 milhões de euros, os projectos ‘Blue careers’, ‘Blue labs’ e ‘Blue technology’ serão dedicados à criação de oportunidades de carreira na economia do mar, apostando na investigação e tecnologia “azuis”.

As propostas vão abranger todas as bacias marítimas que rodeiam as costas europeias e envolver vários tipos de actores da “economia azul”.

Os convites à apresentação de propostas estarão disponíveis nas próximas semanas no site do organismo da UE para as pescas , o EASME, onde será publicada toda a informação relativa a estes apoios.

As propostas relativas às carreiras “azuis” na Europa receberão um total de 3,452 milhões de euros, destinando-se a “melhorar competências e desenvolver oportunidades de carreira na economia azul”, afirma a Comissão.

Os “Laboratórios azuis: soluções inovadoras para os desafio marítimos” terão um orçamento de 1,7 milhões de euros para apoiar jovens cientistas e investigadores, bem como indústrias e actores locais.

Finalmente, os fundos para as propostas relativas à “tecnologia azul” vão totalizar 2,520 milhões de euros, finaciando parcerias público-privadas que desenvolvam planos integrados de investimento na economia do mar a nível transnacional nas áreas da inovação e tecnologia.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGADR leva Seminário “O recurso solo: relevância para Portugal”ao INIAV

A DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural realiza o Seminário “O recurso solo: …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.