Início / Política / Ambiente / Sem água não há cerveja. WWF lança campanha para salvar as águas europeias

Sem água não há cerveja. WWF lança campanha para salvar as águas europeias

A WWF lança hoje, 9 de Outubro a, Campanha #PROTECTWATER/#PROTEGEAAGUA para salvar a Lei da Água da União Europeia, encorajando os cidadãos a participarem na consulta pública, lançada pela UE e que decorre até Março de 2019, defendendo a Directiva-Quadro Água (DQA).

A campanha da WWF chama a atenção para o facto de que “muitos ingredientes entram na produção de cerveja, mas tudo começa com água de boa qualidade. Agora imagina um Mundo onde a tua cerveja favorita parece, cheira e sabe a água suja”.

Este é o cenário que mais de 100 ONGs europeias querem impedir, através da nova campanha que apela à Comissão Europeia para que defenda a actual Lei da Água (Directiva-Quadro da Água) e, subsequentemente, proteja todas as fontes de água da Europa, como rios, ribeiros, lagos, zonas húmidas e águas subterrâneas.

Lançada em mais de 20 países europeus

A campanha #ProtectWater (#ProtegeaAgua), lançada hoje em mais de 20 países europeus, é liderada pela WWF, pelo European Environmental Bureau, a European Anglers Alliance, a European Rivers Network e a Wetlands International que juntos formam a coligação Living Rivers Europe.

Em Portugal, a campanha é dinamizada pela Associação Natureza Portugal em associação com a WWF (ANP|WWF) e é subscrita pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), pela Liga Portuguesa pela Natureza (LPN), pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e pela Associação Zero.

O temível futuro da cerveja

Através de cenários provocativos e imagens que revelam o temível futuro da cerveja, procura-se encorajar os cidadãos europeus a participarem na consulta pública da Comissão Europeia sobre a Directiva-Quadro da Água da UE (DQA), que decorre até 4 de Março de 2019.

A DQA está neste momento em processo de avaliação, permitindo aos cidadãos expressarem a sua voz. A campanha #ProtectWater pretende fornecer a todos os cidadãos uma ferramenta fácil para que demonstrem o seu apoio à aplicação de uma lei eficaz, tal como existe actualmente.

Ângela Morgado, directora Executiva da ANP|WWF disse que “a actual lei da água é forte e tem metas realistas e equilibradas, económica e socialmente falando. Se permitirmos que sejam feitas alterações, a lei será enfraquecida e será mais fácil que a pouca (e cada vez menos) água de que dispomos seja esbanjada, poluída ou contaminada por quem vê num rio apenas um factor de produção. A lei em causa é boa, se for bem implementada, cabendo a cada Estado-Membro fazer a devida aplicação”.

Poluição industrial tem afectado o Tejo

Para Francisco Ferreira, presidente da Zero, “a Directiva-Quadro da Água é um instrumento essencial para a protecção das nossas águas. Em Portugal, a poluição industrial que tem afectado o Rio Tejo e a proveniente de explorações agrícolas e pecuárias são exemplos prementes. Há ainda muito a fazer e um enfraquecimento da legislação europeia de protecção da qualidade da água apenas contribuirá para perpetuar estas situações e dificultar a actuação das autoridades ambientais”.

Cervejeiras preocupadas com futura qualidade da água na Europa

Apesar dos cenários apresentados na campanha poderem parecer extremos, várias empresas de cerveja europeias manifestaram a sua real preocupação com a futura qualidade da água na Europa e emitiram uma declaração conjunta, assinada pela Csupor, Tektonik Brewery e Associação de Pequenas Cervejarias Independentes da Eslováquia, entre outras.

Todas estas empresas reconhecem que a sua capacidade de produzir cerveja de boa qualidade depende da protecção e gestão sustentável das fontes de água da Europa e, por conseguinte, apoiam a DQA na sua forma actual.

“Por meio desta campanha, os cidadãos podem unir-se a esta luta para proteger as nossas águas, participando activamente na consulta pública e mostrando que querem água de boa qualidade”, acrescentou Ângela Morgado da ANP|WWF. Pode assinar a consulta pública em www.natureza-portugal.org.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Crédito Agrícola apoia exportação nacional na Fruit Attraction em Madrid

O Grupo Crédito Agrícola volta a participar na maior feira internacional destinada aos profissionais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.