Início / Empresas / Quer saber tudo sobre sistemas de rotulagem alimentar? Descarregue o ebook

Quer saber tudo sobre sistemas de rotulagem alimentar? Descarregue o ebook

A Associação Portuguesa de Nutrição lançou, no XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação, o e-book “Um olhar sobre os sistemas de rotulagem alimentar Front of Pack (FOP)”, que pretende promover a reflexão sobre os sistemas de rotulagem FOP como meio auxiliar na tomada de uma decisão esclarecida por parte do consumidor.

Se quer saber tudo sobre a rotulagem alimentar pode descarregar o livro aqui.

Explica, no prefácio do livro, a presidente da direcção da Associação Portuguesa de Nutrição, Célia Craveiro, que “nos dias de hoje, o mercado alimentar tem uma oferta cada vez mais alargada e adaptada às exigências dos consumidores. No entanto, perante a presença do aumento crescente de doenças crónicas não transmissíveis (muitas delas motivadas por questões alimentares) é necessário o desenvolvimento de políticas de saúde pública que facilitem a literacia e as escolhas alimentares da comunidade”.

Informação fidedigna

E acrescenta que, nesse sentido, a rotulagem alimentar e mais particularmente os sistemas de rotulagem Front of Pack (FOP) surgem como uma das soluções que facilitam informação fidedigna ao consumidor, de maneira a que este possa realizar as suas opções alimentares de uma forma mais consciente e informada”.

Este documento pretende revisitar a vasta panóplia de sistemas de rotulagem FOP presentes a nível global, de forma a promover a reflexão sobre estes instrumentos que podem actuar como um meio auxiliar na tomada de uma decisão esclarecida por parte do consumidor.

Rotulagem Nutricional

Diz o documento que a rotulagem nutricional é um importante instrumento para fornecer informação ao consumidor, uma vez que disponibiliza informação sobre as características nutricionais dos produtos para uma escolha informada, promovendo hábitos alimentares saudáveis na população.

Segundo o Grande Inquérito sobre Sustentabilidade (2016), os portugueses querem mais informação sobre os alimentos para orientar as suas escolhas. Contudo, no momento de adquirirem os produtos alimentares dão valor a critérios mais simples e tradicionais (p.ex.: sabor, preço, prazo de validade), ao invés de factores informativos e discriminatórios. Aliás, estes factores são apenas considerados quanto a questões de saúde, éticas e ambientais.

No que respeita aos produtos pré-embalados, os portugueses dão valor à presença de rótulos com informação clara e detalhada e a presença da tabela nutricional com sistema de cores.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV promove Concurso de Fotografia sobre a actividade veterinária

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária promove, até 30 de Setembro 2019 um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.