Início / Agricultura / Produção de gin com soro de leite de ovelha representa Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Designed by Freepik

Produção de gin com soro de leite de ovelha representa Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Uma jovem cientista representa Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Rodrigo Carvalho concorre com projecto inovador de produção de gin através do aproveitamento do soro de leite de ovelha resultante da produção de queijo.

É já no próximo dia 22 de Outubro que tem início mais uma edição da MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que se realiza até dia 25, em Novo Hamburgo, no Brasil. Promovido pela Fundação Liberato, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia conta, este ano, com a participação de cerca de 752 projectos do Brasil e de vários países, entre os quais se encontra Portugal.

“BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”

A representar Portugal estará o Rodrigo Carvalho, jovem português que se destacou na 12.ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Maio, no Porto, com o projecto intitulado “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”.

Desenvolvido por Rodrigo Carvalho e orientado pela professora Honorata Pereira da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital “o projecto aproveita o soro de leite de ovelha resultante da produção de queijo e produz gin, manteiga e sal com aroma a queijo”.

Segundo o jovem investigador “o soro de leite de ovelha não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os subprodutos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam a manteiga e o sal com aroma a queijo”.

Apoio da Fundação da Juventude

Para Carla Mouro, presidente executiva da Fundação da Juventude, “face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflecte no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso de Jovens Cientistas com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se tem destacado”.

Mostra Nacional de Ciência: Uma das maiores a nível Europeu

A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano a sua 12.ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, selecciona os projectos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a ISEF, a MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia ou a Expo-Sciences International.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional

A Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas, com foco principal “na melhoria contínua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.