Início / Agricultura / Europac lança embalagem anti-quebra para a venda de bebidas online

Europac lança embalagem anti-quebra para a venda de bebidas online

A Europac, em parceria com o Grupo Freixenet, presente no sector da produção e venda de espumantes, desenvolveu uma solução de embalagem específica para o comércio online de bebidas, um segmento de mercado em forte crescimento e que requer embalagens à medida, em especial ao nível da segurança de protecção do produto e do consumidor.

A Europac e o Grupo Freixenet trabalharam em conjunto no desenvolvimento e teste de uma solução de packaging para evitar a rotura das garrafas. O resultado é uma caixa que protege as garrafas com uma estrutura interior de cartão ondulado, com umas abas que evitam o contacto directo com o interior da embalagem, criando uma câmara-de-ar que absorve impactos que possam ocorrer durante o transporte e entrega desde uma altura de 140 cm. Como medida de segurança adicional, a embalagem incorpora um fecho inviolável que através de uma aba rompe-se quando a caixa é aberta pela primeira vez.

Segundo a Freixenet, “desde que começámos a utilizar a nova embalagem nas vendas online do nosso espumante não registámos nenhuma rotura de garrafas, o que nos permite melhorar o nosso serviço e fidelizar clientes”. Após os resultados obtidos no e-commerce, a Freixenet revela que “estamos a utilizar esta caixa para enviar amostras de avião a comercializadores de todo o Mundo”.

A experiência de desembrulhar

Raúl Graña, director da divisão packaging da Europac, sublinha que “no segmento do comércio online, além da experiência de compra e entrega, a Europac aporta valor aos seus clientes na última etapa da transacção com a experiência de desembrulhar a embalagem, o chamado unboxing experience, que começa por juntar numa mesma embalagem o design e a resistência para apresentar um produto de forma atractiva e em perfeitas condições”.

Para Raúl Graña, “o comércio online requer produtos com características específicas adaptadas à forma como os nossos clientes se relacionam como os seus clientes, neste caso consumidores, que têm acesso a uma enorme oferta alternativa à distância de um click. Neste contexto é patente a importância de contar com um parceiro estratégico de embalagem para produtores e distribuidores como um elemento essencial da cadeia de valor do e-commerce, que apresenta soluções à medida de necessidades concretas”.

Desenho e funcionalidade

Além da segurança, também a apresentação, o desenho e a funcionalidade são mais-valias para produtos premium como os espumantes da Freixenet. Por este motivo, a embalagem é fabricada em Kraftliner, um papel nobre produzido pela Europac e que utiliza madeira como matéria-prima. A embalagem é impressa em branco e preto através da flexografia, sistema de alta qualidade de impressão, sobre o cartão ondulado.

A funcionalidade baseia-se na possibilidade de transportar três, seis, nove ou até 12 garrafas de diâmetro e altura distintos para enviar diferentes produtos num mesmo pedido, optimizando o custo logístico e a produção de embalagem. É uma caixa de fundo automático e como tal de montagem rápida e simples.

Outra das vantagens funcionais, diz a Europac, reside na facilidade de manuseamento da estrutura interior, que é automontável e não necessita de adesivos e na visibilidade da etiqueta das garrafas para facilitar a supervisão dos envios. Pode ainda dar-se um segundo uso à estrutura interior de protecção das garrafas utilizando-a como garrafeira até ao momento do consumo.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Federação Agrícola dos Açores: Reitor da Universidade de Coimbra é “contra a produção nacional”

O Reitor da Universidade de Coimbra vai proibir a carne de vaca na ementa das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.