Início / Agricultura / Dirty Dozen 2019: conheça as frutas e legumes com mais pesticidas

Dirty Dozen 2019: conheça as frutas e legumes com mais pesticidas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

É quase inevitável, existem resíduos de pesticidas em quase todos as frutas e legumes

Por muito que me custe dizer isto, a produção agrícola em grande escala típica da agricultura intensiva e o não respeito pela sazonalidade das frutas e legumes (pelo facto de exigirmos ter estes produtos disponíveis em qualquer altura do ano), fez com que a indústria agro-alimentar começasse a usar produtos químicos em muitas situações.

Hoje, partilho convosco o resultado de um estudo americano, que revela os 12 vegetais mais contaminados por pesticidas.

DIRTY DOZEN, também designados como os vegetais mais contaminados por pesticidas

Denominados como os dirty dozen (doze mais sujos) pela EWG’s Shopper’s Guide, são os líderes do rankingdos frutos e hortícolas mais contaminados por pesticidas.

A lista abaixo indicada diz respeito à informação relativa à presença destes químicos (herbicidas, insecticidas, fungicidas, entre outros)  num número alargado de 48 variedades de frutas e hortícolas mais consumidos pelos norte-americanos, recorrendo para tal a uma análise ade cerca de 35.000 amostras de frutas e hortaliças (depois de lavadas ou já sem pele!) produzidas de forma não biológica ou seja mais tradicional/convencional.

Embora  seja reconhecido que a União Europeia coloca mais restrições  no que diz respeito à sua utilização destes produtos químicos  na agricultura, uma investigação realizada em 2015 pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar permite-nos extrapolar a lista dos dirty dozen para o caso do continente europeu.

Os resultados deste  estudo detectaram  que 97,2% dos alimentos analisados contêm vestígios de pelo menos 1 pesticida.

Saiba mais sobre os resultados obtidos aqui.

Eis a lista dos 12:

1º Morango

2º Espinafre

3º Nectarina

4º Maçã

5º Pêssego

6º Pêra

7º Cereja

8º Uva

9º Aipo

10º Tomate

11º Pimento

12º Batata

 

O que se pode concluir da edição de 2019 dos Dirty Dozen?

Uma das conclusões retiradas é que mais de 90% das amostras de morango, maçã, cereja, espinafre, nectarina e couve tiveram resultados  positivos para a presença de  resíduos de 2 ou mais pesticidas;

Também se verificou que  várias amostras de couve mostraram resíduos de 18 pesticidas diferentes;

As couves e espinafres mostraram 10% a 80% mais resíduos de pesticidas  do que qualquer outra fruta ou legume analisado.

É importante salientar que a esmagadora maioria das amostras de  morango, espinafre, pêssego, nectarina, cereja e maça (98%) obtiveram resultado positivo para pelo menos um pesticida. Por outro lado, uma das amostras de morango detinha 20 pesticidas diferentes e no caso do  espinafre detectou-se em média o dobro de resíduos de pesticida quando comparado com outro alimento.

Por essa razão, e tentando minimizar consequências negativas  futuras,tente sempre que possível consumir produtos orgânicos/biológicos.

 

É certo que muitos de nós nem sempre consumimos produtos biológicos devido a razões que  passam pelo preço, pela falta de informação sobre a localização dos pontos de venda, ou mesmo pelo desconhecimento dos seus benefícios.

Saiba mais sobre agricultura biológica no artigo abaixo. Boas leituras!

Verifique também

Agrupalto volta a arrecadar a maioria dos prémios de produtividade da suinicultura

O Agrupalto e o Aligrupo foram os destaques do evento que anualmente distingue a produtividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.