Início / Agricultura / Conheça a influência da lua na agricultura: o que deve saber

Conheça a influência da lua na agricultura: o que deve saber

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

A influência da lua na agricultura

Desde os tempos mais ancestrais que existem pessoas que acreditam que a lua tem uma influência directa no desenvolvimento das culturas agrícolas. Inclusivamente, são muitos os povos que actualmente, ainda acreditam que a lua tem muito poder na agricultura. Existem muitas pessoas que ainda hoje fazem as suas sementeiras respeitando as fases da lua e os seus efeitos no sucesso das mesmas. No tópico abaixo, abordo as crenças relativas às fases da lua e à data das sementeiras e plantações.

influência da lua na agricultura

Fases da lua na agricultura

Consideremos as 4 fases da lua principais: lua nova, quarto crescente (lua crescente), lua cheia e quarto minguante (lua minguante). Segundo quem crê nestas convicções/crenças, as sementeiras e plantações devem respeitar as fases da lua tal como indico nos tópicos abaixo.

Lua Nova

Na fase de  lua nova, a lua apresenta uma gravidade significativa o que faz com a água se concentre mais facilmente  no solo. Por essa razão, as  sementes aumentam de volume, incham e tendem a emergir/romper mais facilmente  e rompam. No entanto, os entendidos dizem que nesta fase lunar,  a seiva das plantas concentra-se maioritariamente no caule. Por essa razão, não é o momento mais aconselhado para semear ou plantar alguma cultura na agricultura.

Crenças antigas dizem que as culturas instaladas nesta fase da lua são mais fracas e mais susceptíveis a pragas.  Embora tenham um bom desenvolvimento vegetativo irão ter produtividades reduzidas.

Quarto crescente

Nesta fase da lua a sua força gravitacional é inferior mas o luar por ela emitido é mais intenso.

Por essa razão, dizem os mais antigos que esta fase da lua é muito importante pois permite o crescimento foliar mais vigoroso.  Regra geral, dizem que esta fase da lua é uma das melhores momentos para semear as suas culturas, especialmente 2 a 3 dias antes de ocorrer a  lua cheia.

As culturas mais apropriadas para serem semeadas/plantadas nesta altura são :

  • feijão;
  • melão;
  • ervilha;
  • pimentão;
  • abóbora;
  • tomate;
  • entre outras;

Lua Cheia

Na agricultura, dizem que esta fase lunar é caracterizada por a seiva das plantas se encontrar em maior quantidade nas plantas, principalmente nos seus rebentos e folhas.

Esta fase é um dos melhores momentos para fazer a colheita dos frutos e hortícolas pois dizem que serão mais suculentos e saborosos.

Não deve plantar ou semear nesta fase lunar. 

Quarto minguante

Após o pico da lua cheia tal como referi no tópico anterior (esta fase tem o efeito máximo sobre a copa das plantas), verifica-se que a  lua começa a diminuir de tamanho e a energia encontra-se mais concentrada nas raízes. Tal como indiquei na lua nova, também no quarto minguante é desaconselhado plantar ou semear alguma cultura.

Pode aproveitar esta fase para corrigir alguns problemas da sua horta tais como combater pragas e doenças das plantas, eliminar plantas infestantes, ou preparar o solo para novas sementeiras ou plantações.

influência da lua na agricultura

Fonte da imagem: Jardim do Mundo

Embora não existam estudos científicos que comprovem a influência da lua na agricultura, existem vários produtores ruais que conseguiram tornar as suas produções mais rentáveis desde que começaram a prestar mais atenção às fases da lua e à sua influência na agricultura.

E vocês? Também acreditam no poder na lua na agricultura? Contem-me tudo nos comentários.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Pedro Nuno Santos: expansão do Porto de Sines é “crítico para o desenvolvimento” de Portugal

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que a expansão do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.