Início / Agricultura / Confagri contra “mal entendidos”. Apoia Meatthefacts. A Voz Europeia da Pecuária

Confagri contra “mal entendidos”. Apoia Meatthefacts. A Voz Europeia da Pecuária

A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas uniu-se a várias organizações europeias para apoiar a iniciativa European Livestock Voice (A Voz Europeia da Pecuária), mediante a disponibilização e divulgação do site www.meatthefacts.pt, que tem como objectivo o esclarecimento de questões recentemente trazidas a público sobre os mitos e estereótipos associados ao sector pecuário e de produção de carne.

A Confagri contribuirá, também, para o desenvolvimento de conteúdos para este site.

“Defendemos o fim de debates demagógicos que apenas pretendem vulgarizar visões radicais que nada têm a ver com a realidade pecuária que vivemos. Há que ter bom senso e encarar estas questões com ponderação e equilíbrio, pesando os dois lados da balança”, diz Francisco Silva, secretário-geral da Confagri.

Livestock Exit

A eliminação da produção pecuária da Europa, um Livestock Exit, “teria consequências drásticas”. A European Livestock Voice pretende dar a “conhecer os verdadeiros factos e o outro lado da história equilibrando o debate sobre o futuro da pecuária, fornecendo ao consumidor informações para que este faça escolhas conscientes”.

De facto, refere um comunicado da Confagri, este sector está hoje “no epicentro dos debates públicos na Europa e do Mundo, debates esses que, por serem pouco esclarecidos e fundamentados, criam uma imagem que contrasta fortemente com a realidade sentida e vivida diariamente por milhares de agricultores europeus e pelos profissionais que os apoiam nas suas explorações agrícolas”.

Acrescenta o mesmo comunicado que o modelo de produção pecuária da UE, baseado em estruturas agrícolas locais e familiares diversificadas “é a espinha dorsal das áreas rurais da Europa. Suporta um grande número de empregos e indústrias, contribui para a abordagem circular na bio-economia, ao mesmo tempo que garante um fornecimento constante e acessível de alimentos seguros e nutritivos, necessários para uma dieta equilibrada”.

“Nós não lhe vamos dizer o que comer, beber ou vestir, mas será bom conhecer os dois lados da história acerca da pecuária. Porque quando faz uma escolha, também está a escolher todas as suas consequências”, pode ler-se em Meatthefacts.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Campeonato Nacional de Ornitologia em 2020 pode ser nos Açores. Governo Regional apoia

O Director Regional da Agricultura dos Açores manifestou a total disponibilidade do Governo para ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.