Início / Featured / Cientistas descobrem sistema hidráulico biológico nas barbatanas dos atuns

Cientistas descobrem sistema hidráulico biológico nas barbatanas dos atuns

Uma pesquisa promovida pela Universidade de Stanford e o Aquário Monterey Bay chegou à conclusão que as barbatanas do atum rabilho têm um verdadeiro sistema hidráulico biológico.

Segundo os cientistas, este sistema”único de controlo hidráulico das barbatanas dos atuns, indica um novo papel do sistema linfático dos vertebrados”. E adiantam que este mecanismo natural pode inspirar novas formas de controlo inteligente em veículos aéreos e sub-aquáticos não tripulados.

Atravessando o oceano como um jacto no céu, o atum rabilho está ‘construído’ para ter “desempenho, resistência e velocidade”. Assim como se colocaram “cuidadosamente asas e flaps nos aviões mais rápidos, de modo a garantir uma manobra de precisão e economia de combustível, o atum rabilho precisa de um controlo máximo das suas estruturas propulsoras e estabilizadoras à medida que ‘acelera’ no oceano”, realçam aqueles investigadores. “A notável manobrabilidade e a precisão da locomoção destes poderosos peixes são apoiadas por uma especialização vascular que é única entre os vertebrados”, acrescentam.

Soluções de engenharia aérea e hidrodinâmica

“Os animais são uma fonte emocionante de soluções de engenharia aérea e hidrodinâmica. O que descobrimos nestes atuns é diferente de todos os outros animais. É um complexo músculo-vascular que integra o sistema linfático, os músculos esqueléticos e os ossos da barbatana”, afirma Vadim Pavlov, pós-doutorado da Universidade de Stanford e líder da pesquisa publicada dia 21 de Julho na revista Science.

“Ao expandir ou retrair as suas barbatanas dorsal e do rabo, eles alteram as forças físicas geradas pelas barbatanas, permitindo uma grande manobrabilidade”, acrescenta aquele cientista.

Melhorias nos veleiros

Segundo a equipa de investigadores, este sistema de controlo hidráulico poderia melhorar o design utilizado em veleiros e veículos autónomos, muitos dos quais já imitam, no design, a forma do corpo do atum.

Pode ler o estudo completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja. Aquapor garante que indústria agroalimentar pode recuperar até 90% das suas águas residuais

Partilhar               A Aquapor, líder de mercado na Gestão de Concessões Municipais e Prestações de Serviços …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.