Início / Agricultura / Hortícolas

Hortícolas

Legumes e fruta sem resíduos de pesticidas? Eram 49,7% em 2017. Mas 93,1% dentro da lei

A A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária já divulgou o seu relatório de Controlo Nacional de Resíduos de Pesticidas em Produtos de Origem Vegetal no ano de 2017. No total, são reportados neste relatório os resultados de 710 amostras. Do total das amostras analisadas, 93,1% estavam conformes, ou …

Ler mais »

Fungicidas com clortalonil só podem ser utilizados até 20 de Maio de 2020

Os fungicidas com a substância activa clortalonil vão ser proibidos. A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo clortalonil, não podendo estes ser utilizados após a data de 20 de Maio de 2020. A substância activa clortalonil é …

Ler mais »

Edição de 2019 do Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas disponível

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar o Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas (CNV), edição de 2019. Para serem inscritas no CNV, as variedades são submetidas a ensaios oficiais de Distinção, Homogeneidade e Estabilidade (DHE), realizados pela DGAV e, para as espécies …

Ler mais »

Diversificação hortícola e frutícola dos Açores cresce 10% ao ano entre 2016 e 2108

A evolução da produção de hortícolas e frutícolas nos Açores, no que diz respeito à diversificação agrícola, tem sido “muito positiva” nos últimos anos. Entre 2016 e 2018, registou um crescimento médio anual de 10%. O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ontem, 30 de Abril, que as áreas …

Ler mais »

Empresa romena procura fornecedores de sementes biológicas de coentros e mostarda

Uma empresa romena, activa no ramo da comercialização de vários tipos de plantas e sementes aromáticas e fitofarmacêuticos, está à procura novos fornecedores de sementes de coentros e mostarda cultivadas em modo biológico. Segundo a secção de Oportunidades de Negócio da Enterprise Europe Network, a empresa pretende estabelecer um acordo …

Ler mais »

Chuva fraca leva a queda de 20% na produção de trigo duro e triticale

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Março, apontam para uma diminuição na produtividade dos cereais face à campanha anterior, consequência da escassa precipitação ocorrida ao longo do mês. O desenvolvimento vegetativo foi diminuto, encontrando-se a maioria das searas na fase do espigamento. Os técnicos …

Ler mais »

Apresentação do plano de sustentabilidade: Syngenta leva agricultores portugueses a Bruxelas

Um grupo de responsáveis de associações de produtores, confederações e empresas agrícolas portuguesas, do Ministério da Agricultura e do Parlamento viajou para Bruxelas a convite da Syngenta para assistir à apresentação do plano de sustentabilidade da empresa e dos seus compromissos com a agricultura. Um dos convidados foi Tiago Costa, …

Ler mais »