Asinus Atlanticus vai à Biofach para reforçar exportação de... leite de burra biológico - AGRICULTURA E MAR ACTUAL
Início / Agenda / Asinus Atlanticus vai à Biofach para reforçar exportação de… leite de burra biológico

Asinus Atlanticus vai à Biofach para reforçar exportação de… leite de burra biológico

A Asinus Atlanticus, que produz de leite de burra liofilizado, ou seja, em pó, para consumo humano, aposta na exportação deste produto. Assim, a empresa açoriana marca presença na Biofach, a maior feira mundial de produtos alimentares orgânicos, que se realiza entre 14 e 17 de Fevereiro de 2018, em Nuremberga, na Alemanha.

O leite de burra é um novo nicho agroalimentar em tendência de crescimento, que também está alastrar em Portugal.

A feira Biofach é visitada todos os anos por mais de 50 mil visitantes, a maioria deles com o propósito de estabelecer novas relações comerciais, dispondo de uma área de exposição de cerca de 38 mil metros quadrados.

Meia tonelada de leite

A empresa com base nos Açores tem uma previsão de produção de meia tonelada de leite liofilizado, até ao momento, totalmente para mercados externos. Na Europa, onde existem cerca de 15 a 20 quintas produtoras de leite de burra liofilizado, o país com maior consumo é a Itália. Por todo o Médio Oriente e Índia, o consumo de leite fresco é normal.

Os principais clientes do leite de burra são as indústrias cosméticas de França, apesar de a tendência de consumo se estar a tornar cada vez mais geral.

No segmento alimentar, os principais consumidores são os países de área de influência do Império Romano. Por isso, os maiores produtores de leite de burra são os italianos, embora não sejam conhecidos dados concretos sobre as suas produções e vendas.

Um projecto açoriano

A Asinus Atlanticus é um projecto inovador na Região Autónoma dos Açores que conjuga a produção do leite de burra com o embalamento, acondicionamento e exportação do leite de burra liofilizado.

Situado na ilha terceira, a empresa criada em 2012 conta com 4 sócios e uma equipa de técnicos que acompanha todo o processo de extracção, transformação e exportação do leite de burra.

Com um efectivo crescente de burras “esperamos dar o nosso contributo na preservação da biodiversidade através da preservação e valorização da raça asinina que se encontra seriamente ameaçada de extinção”, refere fonte institucional da empresa.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

FATACIL arranca a 17 de Agosto em Lagoa. Crédito Agrícola é patrocinador oficial

O Crédito Agrícola renova o seu patrocínio à FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.