Início / Featured / Secretário de Estado do Mar no 5º aniversário do IB-S da Universidade do Minho

Secretário de Estado do Mar no 5º aniversário do IB-S da Universidade do Minho

O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, participa esta sexta-feira, dia 9 de Dezembro, no 5º aniversário do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho. A cerimónia decorre das 14h30 às 17h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, sendo a entrada livre.

A sessão de abertura conta com o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira. A directora do IB-S, Cláudia Pascoal, vai apresentar depois as actividades realizadas e futuras desta valência, seguindo-se a palestra “Impacto do Capital Natural numa nova Economia”, pelo director-geral da NBI Natural Business Intelligence, Nuno Gaspar de Oliveira.

Após um curto intervalo, o secretário de Estado do Mar profere pelas 16h00 a palestra “Desafios e Oportunidades da Economia do Mar”. O programa prevê ainda a mesa redonda “Criatividade e Inovação para a Sustentabilidade”, com o director da Startup Braga, Luís Rodrigues, o CEO do dstgroup e presidente do conselho estratégico empresarial do IB-S, José Teixeira, a directora-geral da Zouri, Adriana Mano, além de Cláudia Pascoal e Nuno Gaspar Oliveira. A moderação cabe ao professor Luís António Santos, do Instituto de Ciências Sociais da UMinho. A sessão de encerramento fica a cargo de José Teixeira, seguindo-se um espumante de honra.

IB-S

O IB-S é fruto da parceria entre o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), centros de investigação das escolas de Ciências e de Engenharia da UMinho, respectivamente.

O seu edifício no pólo de Braga acolhe laboratórios de ciências biológicas, biodiversidade, biotecnologia e ecologia, enquanto o de Guimarães abrange ciências dos materiais, produção e gestão de energia, sensores, conservação e reabilitação do ambiente construído.

O IB-S quer colocar a ciência ao serviço de um modelo de vida sustentável e com maior qualidade nos ambientes construído e natural. Pretende ainda contribuir para criar spin-offs, promover formação pós-graduada e difundir conhecimento, em conjunto com empresas, autarquias, associações, particulares e unidades de I&D.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.