Início / Agricultura / Regionais Açores. PAN quer quota máxima da quantidade total de animais de pecuária por exploração para diminuir risco de falta de água
© PAN Açores

Regionais Açores. PAN quer quota máxima da quantidade total de animais de pecuária por exploração para diminuir risco de falta de água

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza dos Açores, liderado por Pedro Neves, considera que “a pecuária consome mais de 20 milhões de litros de água por dia, 80% do total de água consumida” no Arquipélago. Por isso, defende ser “urgente adoptar medidas concretas para reverter a escassez de água e o vislumbre de um futuro sem água”.

Uma dessas medidas propostas pelo PAN Açores passa por “instituir uma quota máxima da quantidade total de animais de pecuária, por exploração e por ilha, para diminuir o risco de falta de água e para restabelecer uma provisão considerável dos recursos hídricos para todo o ano”.

No seu programa eleitoral para as eleições regionais legislativas antecipadas de 4 de Fevereiro, o PAN Açores propõe ainda a “criação de um programa regional de apoio aos agricultores para reconversão de modelos de agricultura intensiva para modelos sustentáveis de produção de alimentos” e a promoção de “campanhas de sensibilização para o uso eficiente e responsável da água na agropecuária e a construção de pequenos charcos para retenção de água pluvial”.

Por outro lado defende que se deve “dotar a rede de abastecimento de água agrícola com contadores para cobrança e fiscalização das quotas de água à lavoura, com monitorização efectiva pelo IROA [ Instituto Regional de Ordenamento Agrário], de todas as condutas de abastecimento de água para verificação de desperdício ou sobre captações ilegais”, revendo-se “o quadro contra-ordenacional”.

Pode ler o programa eleitoral do PAN Açores aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40% dos produtos alimentares com rotulagem nutricional simplificada utiliza o Nutri-Score

Partilhar              A maioria dos produtos alimentares que já apresentam um sistema de rotulagem nutricional simplificada utiliza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.