Início / Mar / Ambiente / ONE anuncia concessão de Aprovação em Princípio para navio bicombustível a amónia

ONE anuncia concessão de Aprovação em Princípio para navio bicombustível a amónia

A Ocean Network Express (ONE) anuncia a concessão da Aprovação em Princípio (AiP) para um navio bicombustível a amónia. Juntamente com o investimento em 12 navios movidos a metanol, este é mais um marco para a ONE na sua “viagem em direcção à neutralidade até 2050”.

O navio de 3.500 TEU, recentemente premiado com o AiP, foi desenvolvido em conjunto pela ONE, Nihon Shipyard e a sociedade de classificação DNV, como parte de um projecto de desenvolvimento conjunto estabelecido no final de 2022 entre as três partes.

A ONE tem vindo a estudar a viabilidade da amónia como combustível alternativo para emissões zero, de acordo com o roteiro para combustíveis alternativos que foi desenvolvido pela ONE em 2022. Em conjunto com o roteiro, a ONE participou num estudo de segurança piloto de abastecimento a amónia liderado pelo GCMD, refere uma nota de imprensa da empresa.

“A amónia é definitivamente um dos principais focos da nossa investigação, uma vez que o combustível da amónia tem um grande potencial de gerar menos emissões de GEE do que os combustíveis marítimos convencionais. Estamos satisfeitos por termos feito este progresso e vamos continuar o nosso estudo sobre a amónia”, afirma Koshiro Wake, vice-presidente sénior do departamento de estratégia empresarial e sustentabilidade da ONE.

“A amónia é um dos futuros combustíveis marítimos promissores com grande potencial para descarbonizar o transporte marítimo. Estamos confiantes de que as regras da DNV para a amónia ajudarão os nossos clientes a adotar, com segurança, este novo tipo de combustível assim que a infra-estrutura estiver instalada. Estamos gratos aos nossos parceiros JDP por nos confiarem este projecto pioneiro que ajudará toda a indústria marítima a adoptar a amónia como combustível marítimo”, acrescenta Cristina Saenz de Santa Maria, gestora regional do Sudeste Asiático, Pacífico & Índia, marítimo da DNV.

A Estratégia Verde da ONE estabeleceu um objectivo ambicioso de atingir emissões líquidas zero de GEE, abrangendo os tópicos 2 e 3 até 2050. Para atingir este objectivo, a transição de combustíveis convencionais para combustíveis alternativos é definida como o principal pilar das iniciativas verdes da ONE.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.