Início / Agricultura / Regionais Açores. PAN quer promoção da diversificação agrícola com apoios à produção biológica
© PAN Açores

Regionais Açores. PAN quer promoção da diversificação agrícola com apoios à produção biológica

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza dos Açores diz ser “evidente que a estratégia dos sucessivos governos em investir unicamente na pecuária, sem a promoção da diversificação agrícola foi, e é errada, resultando numa economia débil e volátil” pretendendo por isso “corrigir as distorções de mercado que se verificam pela falta de estímulo e interesse do governo regional, através de políticas fiscais, verdes, que beneficiem a produção hortícola e frutícola biológica e de forma extensiva”.

Segundo o programa eleitoral do PAN Açores, liderado por Pedro Neves, para as eleições regionais legislativas antecipadas de 4 de Fevereiro, “a emissão de gases com efeito estufa aumentaram 62% entre 1990 e 2014 no nosso arquipélago. Em igual período homólogo, a pecuária aumentou 74%, verificando-se um nexo de causalidade directo, pois quanto maior a exploração agropecuária, mais emissões são produzidas”.

Neste momento, acrescenta, “a pecuária é responsável pela emissão de 41% de gases com efeito de estufa. Todavia, os sucessivos governos têm alimentado o aumento da agropecuária, preferencialmente intensiva, em detrimento da reconversão e diversificação agrícola, não só em prol da soberania alimentar da população açoriana, como também enquanto contributo para serem alcançadas as metas da neutralidade carbónica”.

Por outro lado, o partido considera que “80% do que o arquipélago consome provém de mercados externos, desequilibrando a balança comercial açoriana, não produzindo riqueza, o que é fundamental para uma economia sustentável e solidamente duradoura, com uma visão a médio e longo prazo. Ora, os Açores encontram-se mais vulneráveis, expostos e dependentes de circunstâncias e mercados externos”.

O PAN acredita que “a regulamentação permissiva da actividade e a adopção de políticas de incentivo a monoculturas têm contribuído para a contaminação dos solos, poluição dos recursos hídricos e para a diminuição de biodiversidade e emissão de gases com efeito de estufa”.

Pode ler o programa eleitoral do PAN Açores aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.