Início / Agricultura / Regionais Açores. BE defende apoio técnico e financeiro à certificação biológica
© BE Açores

Regionais Açores. BE defende apoio técnico e financeiro à certificação biológica

O Bloco de Esquerda dos Açores (BE Açores) defende o apoio efectivo, técnico e financeiro, à certificação biológica e a implementação de “medidas para a efectiva diversificação agrícola”, além da adequação da política de apoios, dirigindo-os para a transformação da agricultura nos Açores numa agricultura mais sustentável, diversificada e que caminhe para o modo de produção biológico.

Segundo o programa eleitoral do BE Açores, liderado por António Lima, os apoios à agricultura “necessitam de revisão urgente porque estão em contradição com o que se pretende para uma Região ecológica e sustentável que contribua para a prevenção das alterações climáticas e seja economicamente viável”.

“Os apoios são dirigidos à extensão e à monocultura, ao invés de privilegiarem a qualidade e a diversidade das culturas. Chegamos ao absurdo de penalizar um investimento agrícola por, no mesmo espaço, coexistirem culturas diferentes. Esta norma é contra todos os compêndios da diversificação agrícola e da manutenção dos nutrientes naturais dos solos. É um entrave a quem queira investir com intenção de obter rendimento, cumprindo as orientações e as regras da certificação biológica”, acrescenta o programa eleitoral do BE Açores.

E considera que “este é o momento certo para se levantar questões pertinentes, tais como, acerca da utilização massificada de fertilizantes, herbicidas e pesticidas de síntese, altamente nocivos para a saúde humana e prejudiciais ao ecossistema e sobre a política de apoios, não só à agricultura biológica, mas também à convencional de prática sustentável e à mudança de paradigma na pecuária. É fundamental perceber a evolução do número de produtores biológicos certificados, por ilha”.

Para os bloquistas açorianos, “o investimento orçamentado nesta área e o valor executado é muitíssimo baixo. Para além disso existem apoios à certificação biológica que nunca foram efectuados. Será importante perceber quantos produtores recorreram ao apoio em 2023 e qual o valor total dos apoios a pagar. Vamos certamente ter uma desagradável surpresa, mas teremos a noção do interesse que o Governo dedicou a esta área que irá, no futuro próximo, pela qualidade, ser um dos motores mais importantes da nossa economia”.

Pode ler o programa eleitoral do BE Açores aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mostra de Vinhos em Fernando Pó arranca a 3 de Maio

Partilhar              A Mostra de Vinhos em Fernando Pó convida a uma visita a esta Aldeia Vinhateira …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.