Início / Agricultura / PSD/Açores realça: apoios pagos novamente sem rateios a agricultores açorianos

PSD/Açores realça: apoios pagos novamente sem rateios a agricultores açorianos

A deputada do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) Vitória Pereira salientou hoje, 10 de Novembro, que os produtores agrícolas da Região receberam, pelo segundo ano consecutivo, as ajudas ao rendimento do POSEI e do PRORURAL+ “sem rateios”, o que revela que o Governo Regional “continua a cumprir os compromissos” assumidos com o sector.

“Pelo segundo ano consecutivo, os nossos produtores receberam as ajudas do POSEI e do PRORURAL+ sem qualquer corte, ou seja, o valor anunciado foi o valor que eles efectivamente receberam. O que para nós é motivo de grande satisfação”, adianta a social-democrata em nota de imprensa do PSD/Açores.

Vitória Pereira sublinha que o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “continua a cumprir os compromissos assumidos com o sector agrícola nas nove ilhas, criando uma confiança entre quem produz e quem gere a área”. “Isso acontece numa altura vital para os nossos agricultores, pelo aumento exponencial dos custos dos factores de produção que atinge as diversas fileiras, mais ainda numa região fortemente marcada pela sua localização ultraperiférica, como são os Açores”.

Abrangidos 13.959 produtores

“Ao todo, foram abrangidos 13.959 produtores açorianos, no âmbito dos pagamentos directos do POSEI-Açores, enquanto ao nível do PRORURAL, se contaram 2005 produtores a receber as ajudas correspondentes”, acrescenta a deputada.

“O fim dos rateios, no âmbito do POSEI, é uma grande conquista, e uma realidade há muito reivindicada pelo sector, pois veio garantir liquidez nas explorações, num momento de grandes desafios”, refere a parlamentar, reforçando que a estratégia do Governo, “no aumento da área candidatada ao PRORURAL +, está a permitir alavancar a capacidade instalada de produção em todas as áreas produtivas, bem como a diversificação do sector agrícola”.

Vitória Pereira aponta também “o aumento da produtividade biológica na nossa região, cotado em mais de 200% no número de produtores em 2022 e comparativamente a 2019, o que resulta numa oferta mais abrangente do tipo de agroalimentos disponíveis”.

Sobre a generalidade das produções locais, “aponte-se que a produção de carne está a ter grande crescimento nos Açores, o que também se saúda, quando é fundamental desenvolver uma agricultura sustentável e de qualidade no arquipélago, correspondendo ao esforço de todos os interveniente do sector”, concluiu.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Armadilhas do Município de Montalegre já capturaram 14.801 vespas asiáticas em 2024

Partilhar              A Câmara Municipal de Montalegre tem em curso, desde inícios de Março, a nova campanha …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.