Início / Featured / Projecto de construção da Gare Marítima do Porto das Pipas entregue à Portos dos Açores em Setembro. Obra concluída em 2025

Projecto de construção da Gare Marítima do Porto das Pipas entregue à Portos dos Açores em Setembro. Obra concluída em 2025

O projecto de execução para a requalificação da Gare Marítima do Porto das Pipas, na Ilha Terceira, está em fase final de elaboração e será entregue em meados de Setembro à Portos dos Açores pela empresa adjudicatária, a Arquiangra – Arquitectura e Engenharia.

Recorda o Executivo açoriano em nota de imprensa que “a construção de uma gare de passageiros naquele porto da Ilha Terceira nunca foi considerada no projecto inicial, elaborado no tempo de governação do PS [Partido Socialista]”.

Prevê-se que o concurso para adjudicação da obra da gare marítima possa ocorrer no último trimestre de 2024 e a respectiva execução em 2025. Entretanto foi disponibilizado pela Portos dos Açores um espaço coberto com condições básicas para dar apoio aos passageiros que utilizam os navios de passageiros que escalam o Porto de Angra do Heroísmo.

As obras de requalificação do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, contemplaram o aumento do cais e o prolongamento do manto de protecção ao muro de cortina existente, permitindo a operação de navios de cruzeiros temáticos, e a construção de uma rampa ro-ro, para que os ‘ferries’ que efectuam as ligações entre Angra do Heroísmo e Calheta (São Jorge) pudessem desembarcar viaturas, mas em circunstância alguma a gare marítima, adianta a mesma nota.

Em Outubro de 2023, por indicação do Governo da Coligação, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, a Portos dos Açores começou a trabalhar no processo para criação da gare de passageiros do Porto das Pipas, tendo sido necessário recolher pareceres de várias entidades externas.

Considerando que em Novembro do mesmo ano, o Orçamento da Região foi chumbado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, com a consequente queda do Governo dos Açores e marcação de eleições antecipadas, os trabalhos só puderam ser retomados em Junho do ano em curso, prevendo-se a sua conclusão no próximo mês de Setembro, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PJ detém mulher suspeita de cinco incêndios em Alvaiázere

Partilhar              A Polícia Judiciária informa que, através da Directoria do Centro, com a colaboração da Guarda …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.