Início / Economia / Produção Industrial regista variação homóloga de 0,9% em Setembro de 2022

Produção Industrial regista variação homóloga de 0,9% em Setembro de 2022

O Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 0,9% em Setembro de 2022 (5,4% em Agosto), 4,5 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em Agosto. divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE). Excluindo o agrupamento de Energia esta variação foi 2,2% (6,5% no mês precedente).

A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 2,0% (5,9% em Agosto). A variação mensal do índice agregado foi -2,5% (2,8% no mês anterior). No terceiro trimestre de 2022, o índice agregado aumentou 2,2% face ao período homólogo (no trimestre anterior, esta variação tinha sido 1,9%).

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas menos favoráveis do que as observadas no mês anterior, dizem os técnicos do INE:

  • O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (1,4 p.p.), originado por uma taxa de variação de 4,1% (5,1% no mês anterior);
  • Os Bens de Investimento contribuíram com 0,9 p.p., em resultado de uma variação homóloga de 6,6% (23,3% em Agosto);
  • Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios apresentaram contributos negativos de -0,9 p.p. e de -0,5 p.p., originados por taxas de variação de -5,4% e -1,3% (-0,2% e 1,6% no mês precedente).

Variação mensal

Adianta ainda o INE que o Índice de Produção Industrial registou uma variação mensal de -2,5% em Setembro (2,8% em Agosto).

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações negativas, contribuindo negativamente para a variação do índice total, excepto o de Energia, com uma taxa de variação de 2,5% (0,2% no mês anterior) e um contributo de 0,4 p.p..

O contributo mais intenso partiu do agrupamento de Bens de Consumo (-1,2 p.p.), em consequência da variação mensal de -3,5% (1,9% em Agosto). Os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens Intermédios contribuíram com -0,9 p.p. e -0,8 p.p., respectivamente, em resultado de taxas de variação de -5,7% e -2,3% (9,6% e 2,2% no mês anterior).

Pode ler o destaque “Produção Industrial registou uma variação homóloga de 0,9% – Setembro de 2022” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Nova campanha quer por fim à “pesca destrutiva” nas águas “protegidas” da UE

Partilhar              Há uma nova campanha que quer por fim à “pesca destrutiva” nas águas “protegidas” da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.