Início / Agenda / Evento anual do i-Danha Food Lab volta de 4 a 6 de Novembro. Inscrições abertas

Evento anual do i-Danha Food Lab volta de 4 a 6 de Novembro. Inscrições abertas

O Evento Anual i-Danha Food Lab volta a realizar-se, após dois anos pandémicos, de 4 a 6 de Novembro, em Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova, para celebrar a inovação no sector agroalimentar português e desafiar todas as partes interessadas – investidores, empresas, startups e profissionais da indústria agroalimentar – a embarcar no “Comboio da Inovação” rumo ao município de Idanha-a-Nova.

Trata-se de uma organização conjunta da Building Global Innovators (BGI), do Food4Sustainability CoLAB, do EIT Food e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que ainda tem inscrições abertas.

Aproveitando o balanço da maior conferência mundial de tecnologia, Web Summit, o plano será partir de Lisboa num comboio histórico, ao longo do Rio Tejo, com destino a um “retiro” de 3 dias na “aldeia mais portuguesa de Portugal”, Monsanto, explica a organização.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de participar em sessões interactivas e workshops, explorar oportunidades de networking com especialistas da indústria, visitar fábricas e explorações agrícolas e descobrir programas e iniciativas no sector agroalimentar.

Economia circular

Um dos principais objectivos do evento é promover a transição da produção alimentar para uma economia circular, minimizando o desperdício de alimentos e enfrentando um dos grandes problemas da actualidade: a necessidade de alimentar, de forma saudável e sustentável, uma população em constante crescimento.

Desde a 1ª edição do i-Danha Food Lab em 2016, “importantes resultados têm-se materializado para colocar Idanha-a-Nova na vanguarda da produção alimentar biológica, nomeadamente a criação de emprego; a atracção de investimento nacional e estrangeiro; a concretização de programas de inovação e de projectos-piloto no território; o aumento da visibilidade mediática da região; e a abertura do Laboratório Colaborativo Food4Sustainability, fruto auspicioso do i-Danha Food Lab”, realça a organização.

Ao longo de 4 edições, o evento já contou com mais de 600 participantes, 107 startups, 22 oradores internacionais e representantes de três órgãos da Comissão Europeia: EIT Digital, o EIT Food e o EIT Climate-KIC. Nesta 5ª edição, elementos-chave da área alimentar (desde a semente à distribuição e consumo final) voltarão a estar presentes.

30 oradores

Cerca de 30 oradores icónicos nacionais e internacionais falarão sobre tendências e oportunidades do sector agroalimentar português e europeu, novas abordagens do sistema alimentar e o papel da sustentabilidade na adaptação do futuro das regiões. Ainda, será debatido o papel das entidades públicas e da gastronomia na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Entre os vários oradores, este evento contará com a presença de Katie Wilson, directora executiva da Urban School Food Alliance e ex-membro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos; Philip Fernández, actual director de projectos agrícolas do EIT Food; Isabel Carvalhais, membro do Parlamento Europeu, entre outros.

Em paralelo, o evento apresentará diferentes projectos europeus, nomeadamente o Projecto Europeu de Inovação Digital, TransFarmers e Biolog, e quatro iniciativas do EIT Food: Grow Workshops, FeelLocal, HelpFood 4.0 e Post-Harvest School.

A participação no i-Danha Food Lab é completamente gratuita, no entanto, os que desejarem beneficiar de serviços de transporte (comboio e autocarro) ou de catering (durante todo o evento), poderão adquirir os bilhetes através do website oficial. As inscrições já se encontram a decorrer aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.