Início / Agenda / Presidente da Agros na AgroSemana: “falta ao poder político assumir o sector agroalimentar com um verdadeiro desígnio nacional”
Foto: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Presidente da Agros na AgroSemana: “falta ao poder político assumir o sector agroalimentar com um verdadeiro desígnio nacional”

O presidente da Agros, Idalino Leão, considera que “falta ao poder político assumir o sector agroalimentar com um verdadeiro desígnio nacional”, acrescentando que “o papel do agricultor, para além de fazer alimentação, faz também a coesão do território para fixar pessoas ao território. Somos os primeiros ambientalistas e jardineiros da paisagem”.

As declarações foram feitas ontem, 31 de Agosto, na sessão inaugural de mais uma edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte que, até ao próximo domingo, promete atrair milhares de pessoas ao espaço Agros, localizado em Argivai, Póvoa de Varzim.

A sessão inaugural contou ainda com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o qual considera que a visão de Idalino Leão “encontra-se em linha com a do executivo municipal, assim como com a aposta autárquica em afirmar a Póvoa de Varzim como um território de excelência a nível nacional e europeu; tanto em termos de condições e incentivos dados aos profissionais da agropecuária leiteira, quanto de promoção à partilha de boas práticas ao nível da gestão sustentável deste sector”.

É o que consta, por exemplo, do Plano Estratégico 2020-2030, do lançamento da iniciativa Póvoa Marca e do investimento feito no processo de pedido de reconhecimento da “Cebola da Póvoa”, da “Couve Penca da Póvoa” e do “Tomate Coração de Boi da Póvoa” como Indicações Geográficas Protegidas, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Ministra: tempos muito desafiantes

Na Feira, Maria do Céu Antunes referiu que “continuam a ser muito desafiantes os tempos que enfrentamos. No entanto, sem menosprezar as dificuldades, a verdade é que o trabalho que temos desenvolvido, sempre em cooperação com o sector, tem permitido mitigar os efeitos de sucessivas crises, assim como simplificar os procedimentos e manter os níveis de investimento”.

AgroSemana – Feira Agrícola do Norte arrancou ontem, 31 de Agosto, mantendo as portas abertas até 3 Setembro de 2023, no Espaço Agros, na Póvoa de Varzim. O evento, organizado pelo Grupo Agros — União de Cooperativas de Produtores de Leite, começou logo às 9h30 com a Syngenta a “mostrar a melhor genética de milho híbrido” no seu campo de ensaio de variedades.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.