Início / Agricultura / Prémios de Inovação da PEI-AGRI têm 6 projectos portugueses nomeados
© PEI-AGRI

Prémios de Inovação da PEI-AGRI têm 6 projectos portugueses nomeados

A Rede Nacional da Política Agrícola Comum (Rede Nacional PAC) informa que há seis projectos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril.

O principal objectivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da Parceria Europeia da Inovação (PEI-AGRI) que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Os Grupos Operacionais portugueses nomeados são:

  • MaisSolo – categoria “Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas”;
  • GOEfluentes, Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos gerados na atividade agropecuária – categoria “Atenuação e Adaptação às Alterações Climáticas”;
  • Preservar a qualidade na Carne Arouquesa – categoria “Bem-Estar e Criação de Animais”;
  • IEPE – Instalação eficiente de povoamentos de eucalipto – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”;
  • Fertipinea – Nutrição e fertilização do pinheiro manso em sequeiro e regadio – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”;
  • PLATISOR – Métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo da região do Sor – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”.

A abertura das votações ao público em geral está prevista para o dia 15 de Abril. Aceda ao site dos Prémios de Inovação PEI-AGRI aqui.

Entrega de prémios

A cerimónia de entrega de prémios vai inserir-se na Conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”, que se realiza em Portugal de 6 a 8 de Maio. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Portugal registou 109 Grupos Operacionais PEI-AGRI (Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas) no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que abrangeu o período 2014-2020.

Os projectos envolveram 474 entidades de todo o país, repartidos por onze sectores de actividade e 40 fileiras agroflorestais. Os dados dos Grupos Operacionais podem ser consultados no dashboard disponível no site Inovação para a Agricultura, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montemor-o-Velho recebe Dia Aberto Biocomp_3.0 sobre controlo e valorização do jacinto-de-água

Partilhar              O projecto Biocomp 3.0 promove um dia aberto, dedicado aos agricultores na Estação de Bombagem …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.