Início / Featured / Portos de Aveiro e da Figueira da Foz lançam concurso para modernização do Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz lançam concurso para modernização do Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo

As Administrações do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz deliberaram, no passado dia 22 de Fevereiro, abrir um procedimento por concurso público para a modernização tecnológica do VTS – Vessel Traffic Service.

Com este concurso público pretende-se efectuar a modernização tecnológica do VTS do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, de forma a melhorar as condições de segurança da navegação em ambos os portos, bem como permitir a comunicação com as restantes entidades de auxílio e socorro, refere uma nota de imprensa daquelas infra-estruturas portuárias.

Este projecto permitirá desenvolver nestas Administrações Portuárias, um sistema de controlo do tráfego de navios mais moderno e eficaz, disponibilizando infra-estruturas portuárias dotadas de condições de segurança na navegação substancialmente reforçadas e, por conseguinte, contribuir para a captação de novos serviços marítimos nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

O valor base do procedimento é de 2,975 milhões de euros, dos quais 2 milhões destinam-se à realização dos trabalhos de modernização do VTS do Porto de Aveiro e 975 mil euros à realização dos trabalhos de modernização do VTS do Porto da Figueira da Foz.

A adjudicação do procedimento prevê-se que ocorra em finais de Maio, sendo o prazo máximo de execução dos trabalhos de 270 (duzentos e setenta) dias contados a partir da outorga do contrato, adianta a mesma nota.

O investimento de modernização do VTS do Porto de Aveiro será financiado por fundos comunitários no âmbito do Programa Sustentável 2030, até ao montante de 1,2 milhões de euros, encontrando-se à data aberto o respectivo Aviso para submissão de candidatura pela Administração do Porto de Aveiro.

O sistema VTS permite monitorizar o tráfego marítimo, acompanhando o movimento dos navios e garantindo a segurança de navegação em áreas limitadas ou com restrições à navegação, reduzindo-se o risco de acidente e mitigando os eventuais danos dele resultantes, nomeadamente para o meio ambiente. Este sistema integra tecnologia de Radar, de AIS (Automatic Identification System), RDF (Radio Direction Finder), dados meteorológicos e comunicação rádio em VHF.

Consulte aqui o anúncio publicado em Diário da República.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40% dos produtos alimentares com rotulagem nutricional simplificada utiliza o Nutri-Score

Partilhar              A maioria dos produtos alimentares que já apresentam um sistema de rotulagem nutricional simplificada utiliza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.