Início / Agenda / 56ª AGRO Braga reúne especialistas para debater desafios e soluções da agricultura

56ª AGRO Braga reúne especialistas para debater desafios e soluções da agricultura

A 56ª edição da AGRO – Feira da Agricultura, Pecuária e Alimentação realiza-se de 21 a 24 de Março, no Altice Forum Braga. Com o objectivo de promover o debate e a partilha de conhecimento no sector agroalimentar, apresenta um programa diversificado e abrangente que aborda temas cruciais para a sustentabilidade e inovação nesta área.

Desde a economia circular à gestão de recursos naturais, passando pela inovação na produção agrícola e alimentar, este evento destaca-se como um ponto de encontro privilegiado para profissionais, especialistas e entusiastas do sector, refere uma nota de imprensa da organização do certame, a cargo da InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica e do Município de Braga, adiantando que “com seminários, colóquios, exposições e actividades dinâmicas, a AGRO proporcionará uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os participantes”.

No primeiro dia do certame, a AENOR — Associação Espanhola de Padronização e Certificação inaugura os seminários com uma palestra sobre economia circular e desperdício alimentar zero. No mesmo dia, a Campicarn,  líder nacional da indústria da carne de bovino em Portugal, e patrocinadora oficial da 56ª AGRO, reúne especialistas da área para uma reflexão sobre produção alimentar sustentável, enquanto no Pequeno Auditório, a Associação Florestal de Portugal – Forestis, protagonizará uma sessão sobre a gestão e competências de baldios.

Da parte da tarde, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, leva à feira uma discussão sobre a agricultura para territórios produtivos, justos e sãos, com referências e práticas para a inovação e sustentabilidade.

Alimentação do futuro

No segundo dia da AGRO, a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal abordará inovação e tendências de consumo no sector agroalimentar. Na sala de congressos, a Campicarn destaca a alimentação do futuro, enfatizando o papel da proteína animal. Também na sexta-feira, dia 22 de Março, a SIPCAM Portugal e PM Seeds, discutem sobre a protecção do milho contra infestantes e pragas. O dia está também reservado para a assembleia geral da APROLEP – Associação dos Produtores de Leite de Portugal.

A tarde inicia-se com a discussão da estratégia do prado ao prato, organizada pela Ordem dos Engenheiros – Delegação Distrital de Braga, seguida pela apresentação da FERA – Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones sobre os secretários técnicos de bovinicultura.

A UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, reflecte numa mesa-redonda, o futuro na agricultura no Norte do País. O último seminário do dia, organizado pela Nanta, que apresenta através do projecto Nanta Dairy 360º, a inovação na produção de leite.

O primeiro seminário de sábado, arranca pelas 10h00 abordando a temática da inovação na agricultura, suscitando reflexões sobre a sua oportunidade ou necessidade. Este evento é organizado pela DEIFIL. O último colóquio do certame está marcado para a tarde, onde o Projecto Dispersos/Okatsune Ibérica apresenta, na Sala de Congressos, uma conversa sobre “Agricultura Sintrópica”, aprofundando um possível caminho para um futuro mais abundante.

Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket (aqui). A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

Toda a informação sobre a AGRO pode ser consultada aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.