Início / Agricultura / Pagamentos do IFAP aos sectores agroflorestal e das pescas atingem 1,5 mil milhões de euros em 2022

Pagamentos do IFAP aos sectores agroflorestal e das pescas atingem 1,5 mil milhões de euros em 2022

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que em 2022, através do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, procedeu a pagamentos aos sectores agroflorestal e das pescas num montante total de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

No âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), foram realizados pagamentos num montante global de 798,4 milhões de euros, destes, o Ministério da Agricultura destaca o Regime de Pagamentos Base no valor de 242,3 milhões de euros, bem como para o Pagamento por Práticas Agrícolas Benéficas para o Ambiente e para o Clima (Greening) no montante de 199,2 milhões.

Também a salientar, no contexto do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), onde foi efectuado um pagamento de 630,4 milhões de euros no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), dos quais 220 milhões são referentes as medidas agroambientais, 150 milhões a manutenção da actividade agrícola em zona desfavorecida e 233,3 milhões de euros relativos à execução das medidas de investimento.

Apoios às pescas

Já no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), foram realizados em 2022 pagamentos num montante de 65 milhões de euros para o Sector das Pescas e da Aquicultura, no âmbito do programa Mar 2020.

Estes apoios “reflectem o compromisso do Governo, na prossecução das políticas públicas para os sectores agroflorestal e das pescas, contribuindo para a melhoria do rendimento dos seus profissionais e para a modernização destas importantes actividades para a economia nacional”, refere uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura e da Alimentação.

E acrescenta ser “também um sinal claro do compromisso assumido pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação para a sustentabilidade ambiental e para a soberania alimentar de Portugal”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Conferência Dare2Change apresenta arroz modificado para cultivo no mar e produção de leite com métodos celulares

Partilhar              A 2ª edição do Dare2Change realizou-se ontem, 21 de Março, no auditório do Centro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.