Início / Featured / NEC desenvolve tecnologia que mede com precisão nível do mar a uma maior distância

NEC desenvolve tecnologia que mede com precisão nível do mar a uma maior distância

A NEC Corporation desenvolveu uma tecnologia para medir o nível do mar com elevada precisão a partir de grandes distâncias, utilizando a tecnologia 3D Light Detection And Ranging (LiDAR), uma tecnologia de sensorização remota.

Esta tecnologia permite medir de forma fiável o nível do mar, mesmo em caso de tsunami ou de movimento do solo no local onde o equipamento de medição está instalado, garante uma nota de imprensa da empresa.

Em Junho de 2024, a NEC realizou um teste de demonstração desta tecnologia na Baía de Tóquio e confirmou que é possível medir o nível do mar com elevada precisão a uma distância maior do que aquela que as tecnologias convencionais permitem.

Adianta  mesma nota que, na eventualidade de haver um tsunami causado por um terramoto, erupção vulcânica ou outro fenómeno, uma avaliação imediata e precisa de alterações do nível do mar é fundamental para salvar vidas. Os actuais sistemas de medição do nível do mar por ondas de rádio e por flutuadores têm um alcance de medição de cerca de 20 metros a partir da superfície do mar. Contudo, se ocorrer um movimento do solo devido a um terramoto ou outro fenómeno, torna-se difícil medir o nível do mar.

Na verdade, o movimento do solo resultante de um grande terramoto que ocorreu na Península de Noto, no Japão, em Janeiro de 2024, desactivou o equipamento de medição ao longo de uma parte da linha costeira, o que resultou num atraso antes que medições fiáveis pudessem ser retomadas, realça a mesma nota.

Tecnologia LiDAR

Esta nova tecnologia fornece feixes de laser infravermelhos 3D-LiDAR a bóias que flutuam no mar e, posteriormente, a luz reflectida é utilizada para medir a distância. Esta recepção óptica ultra-sensível é conseguida através da utilização de 3D-LiDAR de longo alcance com tecnologia avançada de transmissão e recepção óptica também de grande alcance e grande capacidade (tecnologia de recepção coerente), que torna possível a obtenção de dados da cloud de pontos 3D de objectos a maiores distâncias, explica a mesma nota da NEC.

Como resultado, “esta é a primeira vez que o nível do mar foi medido com sucesso a uma distância de 60 metros de profundidade, com uma margem de erro de cerca de 2 cm”, realça.

Adicionalmente, foi desenvolvida uma tecnologia de medição do nível da água em 3D que agrupa o processamento dos dados da cloud de pontos 3D adquiridos, classifica a forma das bóias e a topografia circundante com elevada precisão e, em seguida, compara as informações para corrigir a posição e estimar a altura das bóias. Isto possibilita a medição a partir de uma variedade de locais e ângulos, o que significa que o equipamento 3D-LiDAR pode ser instalado numa maior variedade de locais.

No futuro, a NEC pretende continuar a desenvolver esta tecnologia, o que inclui o alargamento da distância de medição a várias centenas de metros e a melhoria da precisão de medição através da comparação dos dados 3D-LiDAR com a informação cartográfica da área circundante, com o objectivo de aplicação prática até ao final do AF2025.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Europeia de Apicultura lança campanha pelo fim do “mel fraudulento”

Partilhar              A Direcção da EBA — European Beekeeping Association (Associação Europeia de Apicultura) decidiu que todas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.