Início / Agricultura / Município de Penela reforça combate à vespa asiática com instalação de armadilhas selectivas

Município de Penela reforça combate à vespa asiática com instalação de armadilhas selectivas

A Câmara Municipal de Penela procedeu à instalação de armadilhas selectivas, devidamente identificadas, para a captura da vespa asiática (velutina nigrithorax) em vários locais do concelho, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Penela. A acção insere-se no âmbito do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e do Plano Municipal de Combate à Vespa Asiática.

“Na distribuição destas armadilhas teve-se em conta os locais com maior incidência de intervenções de eliminação de ninhos nos últimos anos, tendo-se ainda procedido à sua entrega a apicultores”, explica um comunicado da autarquia.

E acrescenta que pretende com esta acção prevenir e minimizar o impacto desta vespa junto dos apiários, e consequentemente na produção de mel, mas também no bem-estar e segurança dos munícipes.

Monitorização 

O Serviço Municipal de Protecção Civil fará a monitorização destas armadilhas, com o objectivo de contabilizar a quantidade de vespas capturadas, a análise da eficácia do isco utilizado, perspectivando a sensibilização dos apicultores e da população em geral para as boas práticas nos métodos de controlo e irradicação da vespa.

O Município de Penela tem vindo a investir no reforço da resposta municipal ao combate à vespa velutina, através da “aquisição de meios que permitem uma resposta mais rápida e eficaz na eliminação dos ninhos, bem como no aperfeiçoamento dos mecanismos de detecção, vigilância e controlo desta espécie invasora”.

E alerta a autarquia para que em “caso de avistamento de ninhos, contacte o Serviço Municipal de Protecção Civil (tel. 239560120) ou os Bombeiros Voluntários de Penela (tel. 239560100)”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.