Início / Agenda / Míscaros. Festival do Cogumelo arranca no Alcaide a 17 de Novembro

Míscaros. Festival do Cogumelo arranca no Alcaide a 17 de Novembro

O Míscaros – Festival do Cogumelo 2023 irá realizar-se na aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, que na sua 14ª edição terá uma versão mais alargada do que os habituais três dias.

De 17 a 19 de Novembro de 2023 terá lugar o habitual evento, centrado na gastronomia, animação de rua, artes, workshops, concertos e exposições, mas este ano com uma experiência prolongada que irá proporcionar um “Míscaros nas Calmas”, de 24 a 26 de Novembro e, até dia 9 de Dezembro, continuarão a ser dinamizados os passeios micológicos.

Este evento tem intuito de “explorar o forte património fúngico do país com mais de 530 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da serra da Gardunha”, refere uma nota de imprensa da autarquia do Fundão, adiantando que “este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha”.

Sensibilização ambiental

A sensibilização ambiental é uma das prioridades do festival. Desde 2015 que não é utilizado plástico e este ano foi já realizada uma recolha de lixo na Serra da Gardunha, que será reaproveitado para fazer as instalações e a decoração, em parte por crianças da escola do Alcaide. Este ano será ainda instalado um compostor comunitário no Alcaide para fazer o aproveitamento dos biorresíduos, que darão origem a fertilizantes.

No certame irão estar à venda cerca de vinte espécies de cogumelos, através de produtores certificados, para garantir a segurança alimentar.

O habitual almoço comunitário de arroz de míscaro irá ter lugar no dia 19 de Novembro, domingo, e este ano estarão a cozinhar ao vivo, entre outros, dois chefs com estrela Michelin, Alexandre Silva e António Loureiro.

Este evento tem a organização da Liga dos Amigos do Alcaide e da Câmara Municipal do Fundão, com o apoio da Junta de Freguesia do Alcaide.

Consulte todas as informações sobre o evento e o programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.