Início / Agricultura / Navicork. Corticeira Amorim lança solução sustentável para decks marítimos

Navicork. Corticeira Amorim lança solução sustentável para decks marítimos

A Corticeira Amorim acaba de lançar uma solução sustentável para decks marítimos, a Navicork, que faz parte da Amorim Cork Composites, uma unidade de negócio da empresa, que foca a sua actividade no desenvolvimento de soluções para decks de diferente tipo de embarcações. Tendo a cortiça como base das suas soluções, o foco da Navicork é criar produtos de alta performance promovendo a sustentabilidade.

Com base em Portugal, a empresa tem a capacidade de desenvolver e produzir soluções finais utilizando as “mais recentes tecnologias do mercado e está preparada para distribuir as suas soluções para qualquer parte do Mundo”.

Numa altura em que a indústria marítima procura soluções para responder às preocupações ambientais levantadas ao longo dos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito ao seu impacto no meio ambiente, nos ecossistemas e nos recursos globais, a Navicork estabelece-se neste sector para “sensibilizar para importância de avaliar e questionar as práticas actuais, visando a adopção de práticas de negócio mais sustentáveis – de modo a proteger o futuro das próximas gerações”, refere uma nota de imprensa da Corticeira Amorim.

Para João Pedro Azevedo, CEO da Amorim Cork Composites, “face aos desafios que a indústria marítima enfrenta, é cada vez mais urgente reavaliar o modelo de negócio do sector e procurar novas soluções e materiais mais sustentáveis. A Navicork nasce precisamente com essa missão de desafiar os paradigmas enraizados nesta indústria e apresentar a cortiça como o futuro para decks marítimos”.

“Para além de sustentável, a cortiça apresenta um conjunto de características técnicas ideais para responder às necessidades de performance e exigências deste mercado. A nossa capacidade de produção suportada em tecnologia de ponta aliada ao espírito de inovação único no mundo no desenvolvimento de novas soluções com compósitos de cortiça, deixa-nos confiantes no impacto que a Navicork pode ter na indústria marítima”, acrescenta João Pedro Azevedo.

Logo após o seu lançamento, a Navicork estará presente entre o dia 15 e 17 de Novembro na Metstrade (Amsterdão), uma das maiores e mais importantes feiras do sector de construção naval, para se apresentar ao mercado e reforçar as mais-valias da cortiça para este sector.

Sustentabilidade

A Navicork, como parte integrante do grupo Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do Mundo, assenta a sua actividade em “fortes credenciais de sustentabilidade, desenvolvendo acções com impacto positivo na regulação do clima e disponibilizando um conjunto de soluções para algumas das actividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo”, acrescenta a mesma nota.

A actividade da Navicork foca-se no desenvolvimento de decks finais para diferentes tipos de embarcações, utilizando como matéria-prima a cortiça, um material 100% natural, reutilizável e reciclável, “sendo do ponto de vista ambiental, social e económico, um dos materiais mais versáteis do Mundo. Leve, resiliente e com excelentes níveis de isolamento térmico e acústico, o uso da cortiça contribui para a redução do impacto ambiental e para a descarbonização da mobilidade marítima e fluvial”.

O montado de sobro, onde é extraída ciclicamente a cortiça, é um importante ecossistema do Mundo na preservação de biodiversidade. Para além disso, trabalhos científicos indicam que por casa tonelada de cortiça produzida, o montado sequestra até 73 toneladas de CO2. Os métodos sustentáveis de extracção de cortiça garantem que não são abatidas árvores no processo, o que reforça a vitalidade das florestas, nutrindo a sua contribuição para o futuro do planeta, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.