Início / Agricultura / José Luís Carneiro. Equipas de Intervenção Permanente ajudam a preparar “Verão muito exigente”

José Luís Carneiro. Equipas de Intervenção Permanente ajudam a preparar “Verão muito exigente”

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou que está já em preparação o Verão de 2023, em matéria de prevenção e de combate aos incêndios, antecipando que se prevê um período “muito exigente”. Durante a cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de sete novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no Algarve, José Luís Carneiro sublinhou a importância destas estruturas para a progressiva profissionalização dos bombeiros e para o fortalecimento do sistema de combate aos incêndios, num contexto em que as alterações climáticas provocam fenómenos cada vez mais complexos.

“Estamos no Inverno a preparar o Verão e é assim que se deve trabalhar, com antecedência, porque cada vez mais, por força das alterações climáticas, vamos ter Verões muito exigentes”, disse o governante.

Algarve com 38 equipas profissionais

As EIP são formadas por bombeiros profissionais e caracterizam-se pela sua elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para actuarem em diferentes cenários. Com a constituição destas sete novas EIP nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Albufeira, Aljezur, Faro, Lagoa, São Bartolomeu de Messines, Silves e Vila do Bispo, o Algarve passa a dispor de um total de 38 equipas profissionais.

É intenção do Governo alcançar as 750 Equipas de Intervenção Permanente até ao final do ano, o que significa cerca de 3.750 bombeiros integrados nessas unidades.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.