Início / Agricultura / Inovcluster reforça presença internacional em feiras e com missão empresarial

Inovcluster reforça presença internacional em feiras e com missão empresarial

A InovCluster — Associação Agro-Industrial do Centro reafirma a sua “influência internacional” com a participação na Biofach, a maior feira de alimentação biológica do Mundo, na Alemanha, e numa missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos, ambas envolvendo pequenas e médias empresas (PME) do sector agroalimentar português.

“Desde 2013 que a Inovcluster tem desempenhado um papel fundamental ao abrir portas para as PME acederem aos mercados internacionais, criando oportunidades para a sua expansão e desenvolvimento sustentável. Com uma abordagem proativa e orientada para resultados, a Inovcluster tem reforçado as capacidades das empresas associadas, capacitando-as para competir eficazmente numa escala global”, refere uma nota de imprensa da Associação.

E adianta que “o compromisso firme da Inovcluster com a internacionalização manifesta-se em iniciativas estratégicas, programas financiados e parcerias internacionais para maximizar o potencial de crescimento das PME”.

Sobre estas acções, Christelle Domingos, directora executiva da InovCluster refere que a Associação “tem vindo a reforçar as suas redes de cooperação, quer com parceiros nacionais, quer internacionais, actuando como um catalisador de iniciativas e programas que visem a inovação e a internacionalização dos seus associados”.

Biofach

A InovCluster participou, uma vez mais, na feira internacional Biofach, que decorreu de 13 a 16 de Fevereiro de 2024, em Nuremberga, Alemanha, promovendo a presença de quatro empresas nacionais na mais relevante feira mundial de produtos biológicos, onde convergem, anualmente, os mais importantes players do sector. Esta edição contou com a presença de cerca de 35.000 visitantes e participantes, oriundos de mais de 125 países.

As empresas participantes, Acushla, Amendouro, Novarroz, e Ricardo Reynal – Produtos Alimentares, tiveram oportunidade de conhecer as tendências e inovações do sector, assim como de promover os seus produtos e estabelecer novas parcerias tendo em vista o reforço da sua internacionalização.

A participação da InovCluster esteve inserida na representação portuguesa nesta feira, sob a marca “Portugal Organic”, organizada em estreita parceria com a participação das cinco Bio-Regiões portuguesas, representadas nesta feira pelo Município de Idanha-a-Nova.

Missão empresarial aos Emirados Árabes

Nessa mesma semana, e integrando uma delegação europeia composta por 5 clusters e 10 empresas, a InovCluster co-organizou uma missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos com o objectivo de oferecer apoio prático para acelerar os processos de internacionalização neste mercado a PME especializadas em alimentação saudável, ingredientes e soluções de base biológica e sustentáveis.

Esta missão é resultado de uma aliança da InovCluster com quatro clusters europeus: Wagralim (Bélgica), Clusaga (Espanha), BioEconomy Cluster (Eslováquia) e Valorial (França) através do projecto F2F Health Matters financiado pelo Programa Europeu para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas (COSME) no âmbito das Parcerias Estratégicas Europeias de Cluster – Going International (ESCP-4i).

O programa da missão foi definido pelos 5 cluster organizadores da missão, com o apoio direto da consultora TTE Gulf Management, uma consultora especialista no mercado do médio oriente e norte de Africa que elaborou a agenda de trabalho personalizada para cada uma das PME´s participantes na missão.

As agendas incluíram reuniões B2B com vários importadores, distribuidores, retalhistas e potenciais parceiros, abrindo as portas para a exportação dos seus produtos neste mercado.

A delegação portuguesa, liderada pela InovCluster, foi composta por duas PME associadas que concorreram ao voucher de apoio à internacionalização, a Acushla – empresa especializada na produção de azeite biológico e a Yogan Vegan – empresa especializada na produção de alternativas aos lacticínios.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.