Início / Agricultura / Governo da Madeira apresenta Programa de Fomento de Novos Soutos

Governo da Madeira apresenta Programa de Fomento de Novos Soutos

O Governo Regional da Madeira tem um programa para reactivar e promover a produção de castanha. Rejuvenescer os soutos existentes, estabelecer apoio aos agricultores e introduzir novas variedades de interesse são algumas das propostas do Plano Estratégico do Castanheiro da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Nesse sentido, a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente da Madeira, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, apresentou à população do Curral das Freiras o Programa de Fomento de Novos Soutos, com o objectivo de reactivar e promover a produção de castanha, uma vez que esta “representa um papel importante ao nível socioeconómico, ambiental e turístico na freguesia”, refere uma nota de imprensa do Executivo madeirense.

As operações culturais nas frutícolas têm como objectivos maximizar a produção, obter produções regulares, com qualidade e que o produto possua as características exigidas pelo mercado.

Para tal, a proposta de plano aponta diversas acções, como a selecção de parcelas com condições edafoclimáticas adequadas e plantações em áreas com declive aceitável para a produção e de fácil acesso; a aquisição de plantas num viveirista certificado, para garantir a qualidade em termos varietais e de fitossanidade; a condução do souto, nomeadamente através da poda de frutificação para controlar o vigor da planta, a altura, a retirada de ramos sobrepostos, improdutivos e doentes, de modo a facilitar a entrada de luz.

A estratégia passa também pelo incentivo à implementação de sistemas de rega, por tratamentos fotossanitários, pelo controlo das infestantes e pela orientação da colheita, a qual deverá ser feita quando os ouriços estejam totalmente abertos e começam a desprender ou soltar as castanhas, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.