Início / Agricultura / Açores. António Ventura: Plano e Orçamento para 2024 com aumento de 13% no investimento em caminhos agrícolas

Açores. António Ventura: Plano e Orçamento para 2024 com aumento de 13% no investimento em caminhos agrícolas

O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, destacou hoje, 6 de Novembro, na Graciosa, a proposta do Plano de Investimentos para 2024 do Governo Regional, que prevê um aumento de 13% no investimento em caminhos rurais, agrícolas e florestais nas nove ilhas da Região.

“Estamos a falar de um reforço de cerca de um milhão de euros para investimentos em caminhos rurais, agrícolas e florestais em todo o arquipélago, tendo em conta a importância da manutenção e preservação desses caminhos, que são fundamentais para que as explorações agrícolas tenham bons acessos e possam produzir leite, carne e hortícolas com menores custos de produção”, frisou o governante.

“No geral, estamos a falar um investimento total de quase 10 milhões de euros, 9.881,312 euros, mais precisamente, sendo que 3.988,76 euros advém de fundos comunitários e 5.892,54 euros do ORAA”, acrescentou.

António Ventura falava à margem de uma reunião com a direcção da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, onde relembrou que, até 2027, serão efectuados investimentos de 20 milhões de euros na recuperação de caminhos agrícolas por toda a Região, tal como foi anunciado no final de Agosto pelo presidente do Governo, após uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores, adianta uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

“Com a gestão do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), a conjugação do Prorural+ e do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) vai permitir ter cerca de 20 milhões de euros disponíveis, o que significa uma duplicação dos valores de apoio”, realçou.

O governante sublinhou a “degradação e abandono” a que os referidos caminhos foram votados pelas anteriores governações, reconhecendo que “são investimentos desta natureza que promovem a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e conseguem aumentar a rentabilidade das explorações”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

António Ventura: “consumo de alimentos seguros e saudáveis é prioridade do Governo dos Açores”

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, frisou hoje, 18 de Julho, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.