Início / Agricultura / Governo alarga apoios aos prejuízos dos incêndios a mais 20 concelhos

Governo alarga apoios aos prejuízos dos incêndios a mais 20 concelhos

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 7 de Setembro, uma resolução que reconhece como condições excepcionais os  incêndios florestais ocorridos ou que venham a ocorrer no ano de 2017 em que se verifique  uma área ardida igual ou superior a 4.500 hectares ou 10% da área do respectivo concelho.

Estas medidas vêm estender a outros municípios e territórios as medidas já aprovadas pelo Governo para outros territórios, constantes das Resoluções dos Conselhos de Ministros de 6 de Julho. Ficam  agora também abrangidos os concelhos de Abrantes, Alijó, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Gavião, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Ferreira do Zêzere, Fundão, Mação, Mangualde, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Resende, Sardoal, Torre de Moncorvo, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão.

Para efeitos do disposto no Orçamento do Estado para 2017, torna-se possível, nesses casos, o recurso ao Fundo de Emergência Municipal sem verificação do  requisito da declaração de situação de calamidade pública, explica o comunicado do Conselho de Ministros.

A decisão sobre os apoios a conceder tem, necessariamente, como base a “avaliação rigorosa e documentada dos danos, bem como a verificação da incapacidade de os sinistrados superarem, pelos seus próprios meios, a situação. As dotações financeiras a disponibilizar para a concretização das medidas agora adoptadas são fixadas assim que esteja concluído o processo de determinação exacta dos danos e prejuízos  efectivamente sofridos ou que venham a ser sofridos”, acrescenta o documento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.