Início / Agenda / Futuro da alimentação e da sustentabilidade em debate no Porto com cientista Vandana Shiva

Futuro da alimentação e da sustentabilidade em debate no Porto com cientista Vandana Shiva

“Food and Environmental Transition: time to listen to nature” é o título da Conferência internacional onde a activista ambiental Vandana Shiva, cientista e membro do conselho do Fórum Internacional sobre Globalização, conhecida também como “Gandhi dos grãos”, fará um keynote speech. A conferência realiza-se a 30 de Outubro, a partir das 14h30, no Auditório da Fundação de Serralves.

Um evento organizado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, no âmbito do INSURE.hub – uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia e da Católica Porto Business School com a Planetiers New Generation –, e pela Fundação de Serralves.

Discutir e reflectir sobre temas na área da sustentabilidade, regeneração, biodiversidade e sistemas alimentares que terão impacto na sociedade nos próximos 100 anos são os objectivos desta conferência internacional, refere a organização em nota de imprensa.

Biodiversidade e Regeneração

A conferência será dividida em três partes distintas. O primeiro painel irá abordar o tema da “Biodiversidade e Regeneração” e contará com a participação de Helena Freitas, directora do Parque de Serralves, onde abordará a natureza e o futuro tendo como exemplo o parque; Luís Rochartre, consultor sénior da Planetiers New Generation & INSURE.hub que irá falar sobre a nova era de investimentos de base natural que exploram créditos voluntários de carbono, e de António Vasconcelos, co-líder da Planetiers NG e do INSURE.hub para abordar o tema da emergência de líderes empresariais progressistas com propósitos regenerativos sustentáveis.

Sistemas Alimentares

O segundo painel terá como tema “Sistemas Alimentares” e contará com a presença de Marta Vasconcelos, professora e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa que irá abordar o tema da diversificação das fontes de proteínas; Manuela Pintado, professora da Escola Superior de Biotecnologia e directora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP) e co-líder do INSURE.hub que abordará o tema da valorização do desperdício alimentar. Haverá também uma apresentação de Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores do Continente, e de Pedro Rocha sobre o projecto Noocity.

Vandana Shiva, cientista e activista ambiental indiana, fundadora da organização não governamental Navdany, que tem como principal objectivo a promoção e conservação da agricultura biológica, biodiversidade de sementes e dos direitos dos trabalhadores da Índia, fará uma apresentação na terceira e última parte da Conferência. Para comentar esta apresentação, o painel contará com a participação de Helena Freitas e Manuela Pintado, com moderação de Arminda Deusdado, jornalista e directora-geral da produtora Farol de Ideias.

A abertura da Confência “Food and Environmental Transition: time to listen to nature” ficará a cargo de Ana Pinho, chairman da Fundação de Serralves, e de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa. A conferência terá lugar no Auditório da Fundação de Serralves no dia 30 de Outubro, pelas 14h30. A entrada é livre, mediante inscrição prévia, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.