Início / Agenda / Fórum Nacional de Apicultura. 29 de Novembro em Santarém. Inscrições abertas

Fórum Nacional de Apicultura. 29 de Novembro em Santarém. Inscrições abertas

O XXI Fórum Nacional de Apicultura realiza-se no próximo dia 19 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Em debate vai estar a investigação aplicada à apicultura, as alterações climáticas e o futuro da apicultura, as  ajudas para a apicultura no PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, e a saúde das abelhas, entre outros temas. As inscrições estão abertas.

Após dois anos de interrupção, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste e a Câmara Municipal de Santarém “juntaram esforços e vontades, fazendo da cidade de Santarém e do Ribatejo, o ponto de encontro da apicultura nacional em 2022”, refere a organização do evento.

E acrescenta que o Fórum Nacional de Apicultura “constitui um marco no calendário apícola nacional, sendo reconhecido por produtores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores como o ponto de encontro anual da fileira apícola nacional e o local onde são discutidas as temáticas mais actuais para o sector”.

Programa

Considerando o actual contexto nacional e internacional, a edição de 2022 do Fórum Nacional de Apicultura focar-se-á em várias temáticas: nas estratégias de produção ambientalmente sustentáveis, mas também economicamente viáveis; na exigência dos mercados dos produtos agroalimentares, de que não é excepção o mercado do mel; na sustentabilidade financeira, social e ambiental da actividade apícola; e na sanidade que continua a absorver recursos substanciais, sendo crescentes as dificuldades sentidas pelos apicultores na obtenção de resultados satisfatórios. Todas estas questões serão discutidas por produtores, técnicos e investigadores.

Podem encontrar o Programa do XXI Fórum Nacional de Apicultura aqui. Para participar, deve inscrever-se aqui.

XIX Feira Nacional do Mel

Mas, o encontro da apicultura nacional inicia-se logo a 18 de Novembro, também na Casa do Campino, com o arranque da XIX Feira Nacional do Mel, que se prolonga até 20 do mesmo mês.

“Durante três dias de grande actividade, o sector apícola nacional rumará a Santarém para usufruir de workshops de formação, um dia de discussão aberta dos temas sectoriais mais pertinentes e no qual participarão apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores, os quais, num ambiente de convivência e franca discussão, procurarão encontrar e definir os caminhos futuros da actividade apícola, e da valorização e sustentabilidade dos territórios rurais de Portugal”, refere a organização, a cargo da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

Durante a Feira serão dinamizadas várias actividades nas quais o mel de Portugal será a “estrela principal”: provas dirigidas de mel, acções de cozinha ao vivo. “Trata-se de uma excelente oportunidade para os produtores nacionais darem a conhecer a qualidade e especificidade do mel que produzem”, diz a FNAP.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Espanha recupera estatuto de país livre da varíola ovina e caprina

Partilhar              O Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol informa que o país recuperou o estatuto …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.