Início / Agenda / Forestis leva debate sobre bioeconomia florestal ao Porto

Forestis leva debate sobre bioeconomia florestal ao Porto

A Forestis – Associação Florestal de Portugal organiza o Seminário ” Bioeconomia Florestal em Tempos Desafiantes — Tecnologias, Mercados e Políticas”, nacionais e europeias para as florestas, a realizar-se no próximo dia 20 de Junho, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. A participação é gratuita.

O evento reúne entidades de Portugal e Espanha e pretende, “em tempos desafiantes em que se programam investimentos para a floresta no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e o Governo tem em curso a regulamentação para instituir um Mercado Voluntário de Carbono para Portugal , debater o desenvolvimento da bioeconomia da floresta em Portugal”, refere a Forestis em nota de imprensa.

Marcam presença neste debate a Direcção-Geral de Planeamento e Ordenamento Florestal da Xunta da Galicia, a AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, o Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, a AFG – Associação Florestal da Galiza, a USSE – União de Silvicultores do Sul da Europa, o Colab ForestWISE, a Nova SBE , INESCTEC a USC – Universidade de Santiago de Compostela e CTAG – Centro Tecnológico da industria Automóvel e empresas especialistas e em Mercados de Carbono e Serviços de Ecossistema.

Com este evento, organizado no âmbito do projecto BioTecfor+, do programa transfronteiriço Interreg, a Forestis espera “contribuir para informar para o debate e esclarecimento das novas tendências de desenvolvimento das florestas ao nível europeu e nacional, que abre portas para novas politicas, mercados e avanços tecnológicos na cadeias de valor das floresta”.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, aqui. Programa completo aqui.

Bioeconomia Florestal

A Bioeconomia Florestal surge como uma área dinâmica e promissora para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos países, nomeadamente em casos como Portugal onde existem importantes áreas florestais e onde os seus recursos podem ser utilizados localmente de forma sustentável para dinamizá-los economicamente,, referem os responsáveis pelo projecto BioTecfor+. Um crescimento, promovendo a conservação ambiental e enfrentando os desafios prementes do nosso tempo.

E adiantam que “esta abordagem inovadora tenderá inevitavelmente a integrar várias vertentes e elementos interligados, incluindo tecnologias avançadas, dinâmicas de mercado e práticas sustentáveis, enquadradas em políticas que tendam a dar conta da valorização de produtos e serviços comerciais como o Mercado de Carbono e Serviços”.

Realçam ainda que “alavancando tecnologias avançadas, aproveitando oportunidades de mercado e adoptando práticas sustentáveis, a bioeconomia florestal pode abrir caminho para um futuro mais sustentável e próspero, no qual as florestas servirão de base para uma bioeconomia próspera”.

BioTecfor+

O projecto BioTecfor+, dinamizado pela Forestis, AFG – Asociación Forestal de Galicia, INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e CTAG – Centro Tecnológico de Automoción de Galicia, tem como objectivo aumentar os níveis de eficiência na utilização dos recursos florestais.

Recorrendo a sistemas robóticos inteligentes para a recolha e processamento de biomassa e procurando novas aplicações para novos materiais, promove a bioeconomia e a economia circular na região do Norte de Portugal e Galiza.

O BioTecfor+ pretende capacitar os actores, identificar novos bionegócios, desenvolver ferramentas e tecnologias inovadoras de aproveitamento e valorização dos recursos florestais, o que impulsionará uma gestão sustentável dos espaços florestais e induzirá uma maior rentabilidade da actividade florestal e uma diminuição dos riscos de incêndio.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.