Início / Agenda / Sistema anti-granizo para proteger vinhas apresentado em Alijó na Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos

Sistema anti-granizo para proteger vinhas apresentado em Alijó na Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos

A Câmara Municipal de Alijó, no âmbito do projecto Luta Activa contra o Granizo, apresenta hoje, 16 de Junho, na abertura da edição de 2023 da Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos — que decorre dia 18 —  o novo sistema anti-granizo para proteger as vinhas. O Lançamento do Sistema Automático de Luta Anti-granizo, tem início às 17h30, no Jardim das Piscinas Municipais.

O novo método deverá estar instalado em menos de um ano. O investimento é de 1,2 milhões de euros e vai transformar o granizo em água, impedindo desta forma prejuízos avultados na vinha e nos olivais, garante uma nota de imprensa da autarquia.

Trata-se de “um sistema inovador anti granizo com o objectivo de proteger as vinhas e olivais da região. Em Alijó, o concelho com maior produção de vinho e azeite da Região Demarcada do Douro, a aposta vai para a instalação de um sistema de defesa contra o granizo com um nível de eficácia de 80%, reduzindo assim drasticamente o potencial de risco das culturas”, refere a mesma nota.

E adianta que “o objectivo é testar o método numa área-piloto e depois expandir a metodologia a toda a Região Demarcada do Douro, beneficiando não só a vinha, mas também a produção frutícola que representa uma outra importante actividade económica do território”.

O projecto envolve também a autarquia de Sabrosa, assim como a UTAD — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a ProDouro — Associação dos Viticultores Profissionais do Douro.

Tecnologia no terreno em 2024

Esta nova tecnologia, que deverá estar no terreno dentro de um ano, consiste na utilização de um radar de grande amplitude que, conjugado com a instalação de 24 estações meteorológicas fixas em locais estratégicos e previamente estudados pela equipa técnica, vai permitir detectar com antecedência a aproximação da massa de ar que será responsável pela queda de granizo.

Perante esta ameaça, é emitido de imediato um sinal para as estações meteorológicas, que na presença desta informação, disparam para a atmosfera um balão de hélio, que transporta uma carga de sais minerais capazes de dissolver o gelo, caindo água em vez de granizo.

“Estamos verdadeiramente empenhados em evitar os recorrentes estragos provocados pelo granizo que quase todos os anos afectam os nossos produtores. O projecto vem, assim, responder às constantes queixas dos viticultores e produtores de azeite da região que se vêem a braços com avultados prejuízos sempre que os terrenos são fustigados pela queda de granizo. O cenário é desolador com as vinhas e olivais danificados. Este é o investimento necessário e há muito desejado pelos agricultores”, refere José Paredes, presidente da Câmara Municipal de Alijó.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.